APLICAÇÃO DA TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTAS NO PROCESSO DE MOAGEM EM UMA EMPRESA FABRICANTE DE TINTA EM PÓ
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v6i2.947Resumo
A globalização da economia vem gerando nas empresas, de um modo geral, a necessidade de mudar para sobreviver. O aumento da concorrência e as exigências cada vez maiores dos consumidores por melhor qualidade, maior variedade, menor custo e menor prazo de entrega forçam as empresas a reverem sua forma de administrar seus negócios e, especialmente, o modo de fabricar seus produtos. Dessa forma, a fim de melhorar o atendimento ao cliente, a produtividade, a agilidade, os níveis de desperdício e a qualidade de seus produtos, muitas empresas têm buscado desenvolver novas técnicas ou mesmo fazer uso de ferramentas já existentes, como a redução do tempo de setup e o uso da Troca Rápida de Ferramenta (TRF). A finalidade deste artigo é demonstrar, através da redução do tempo de setup de máquina e a aplicação do conceito de TRF, no setor de moagem em uma empresa fabricante de tinta pó, a adaptabilidade e a eficiência desta ferramenta como meio gerador de maior produtividade, satisfação dos clientes, redução dos níveis de desperdício e aumento da qualidade de seus produtos, através da criação de um procedimento padrão de operação. O método de pesquisa utilizado seguiu os seguintes passos: determinação do valor atual de setup, apoio do gestor, conscientização dos operadores, formação da equipe de trabalho, determinação da meta do valor de setup, aplicação das técnicas de TRF, padronização das atividades, verificação dos resultados alcançados e análise de oportunidades de melhoria. Foram analisados os procedimentos adotados pela empresa no setup e implementadas as melhorias com a aplicação das técnicas de TRF, reduzindo em 33% o tempo de parada da máquina nas trocas de cores.
Palavras-chave: Troca Rápida de Ferramentas. Setup. Produtividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.