A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO EM PEQUENA EMPRESA: CASO JUMOSER
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v6i2.942Resumo
Este texto resulta da análise do processo de criação do conhecimento em uma pequena empresa por meio do modelo de Nonaka e Takeuchi (1997). O objetivo foi analisar o processo de criação do conhecimento em uma pequena empresa por meio do modelo escolhido. A pesquisa qualitativa pelo método do estudo de caso configura a metodologia adotada. A criação do conhecimento organizacional deve ser entendida como um processo que amplia organizacionalmente o conhecimento criado pelos indivíduos, fato que o cristaliza como parte da rede de conhecimentos da organização. A análise principal do modelo foi baseada no modelo de Ba, mais especificamente, Originating Ba, Interacting Ba, Cyber Ba e Exercising Ba. Apesar de terem sido constatadas falhas no processo de criação do conhecimento, do fato de o conhecimento estar estabelecido nas pessoas e não na organização, assim como de o conhecimento se centralizar na figura do proprietário e da estrutura organizacional simples, o modelo de comunicação da empresa facilita a criação dos Ba's iniciais.
Palavras-chave: Criação do Conhecimento. Pequena Empresa. Modelo de Ba.
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