ANÁLISE DA GESTÃO DE RESÍDUOS NA CADEIA DE FORNECEDORES DE USINAGEM DA DANA ALBARUS DE GRAVATAÍ – RS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v5i2.920Resumo
São cada vez mais importantes as ações que buscam minimizar os impactos ambientais causados pelas atividades antrópicas na área industrial. No mercado automotivo não é diferente, as montadoras trabalham para aprimorar seus processos produtivos e atualizar suas gestões de gerenciamento ambiental, a fim de minimizar e/ou reduzir os impactos ambientais. Esta cultura ao meio-ambiente, por parte das montadoras, é repassada aos seus fornecedores diretos, que repassam aos subfornecedores da cadeia automotiva, completando o ciclo. Este trabalho apresenta o gerenciamento de resíduos sólidos dos fornecedores produtivos de usinagem da empresa Dana Albarus, localizados na região metropolitana de Porto Alegre, e os níveis de percepção ambiental dos funcionários, em nível de administração e de produção. Para tanto, foi aplicado um questionário junto aos diversos níveis de colaboradores, com uma interpretação qualitativa, comparando os resultados obtidos em função do porte da empresa. A Dana Albarus é uma multinacional que fornece autopeças às principais montadoras do mundo. Os objetivos específicos deste trabalho são identificar o nível de percepção ambiental dos funcionários e apresentar sugestões de melhorias para as metodologias de gerenciamento de resíduos sólidos. O paradigma ambiental requer atitudes e condutas de pró-atividade das empresas, e não apenas o atendimento aos requisitos legais. O presente trabalho visa a contribuir para a obtenção de melhores padrões de gestão dos resíduos e, portanto, de gerenciamento ambiental, com a finalidade de propiciar melhores condições de vida e de qualidade ambiental para todos.
Palavras-chave: Resíduos sólidos. Gerenciamento. Fornecedores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.