RELAÇÃO DE COINTEGRAÇÃO ENTRE OS PREÇOS DE BOI GORDO NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL E DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v5i2.918Resumo
Este estudo avalia a existência de relações de cointegração entre os preços de boi gordo nos estados do Rio Grande do Sul – um dos maiores produtores brasileiros - e de São Paulo, que é o maior estado consumidor do Brasil. Os dados históricos utilizados referem-se aos preços médios do período de agosto de 2002 a dezembro de 2005 e faz-se uso do método proposto por Engle e Granger (1987). Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa de natureza descritiva. A realização de testes de raiz unitária confirmou que as variáveis em análise são não estacionárias. Os testes de hipóteses, relativos à análise de cointegração, não evidenciaram a existência de relações de equilíbrio de longo prazo entre os preços da arroba de boi gordo nos Estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul, ou seja, os preços não têm a tendência de caminharem para situações de equilíbrio.
Palavras-chave: Cointegração. Boi gordo. Longo prazo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.