INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: A ADOÇÃO DE UM MODELO PARA PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Gilberto Veppo Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v5i2.917

Resumo

Este artigo propõe-se a fazer uma reflexão sobre Inteligência Competitiva, para a compreensão de alguns conceitos e o delineamento de uma nova visão para pequenas empresas. Trata-se de um estudo que objetiva mostrar como a Inteligência Competitiva constitui uma filosofia de aprimoramento da informação que leva uma organização a perceber as mudanças do ambiente externo, acompanhar os concorrentes e garantir a sua permanência no mercado. Este estudo é de natureza bibliográfica e divide-se em duas partes: na primeira, busca-se o fortalecimento dos conceitos básicos sobre Inteligência Competitiva (IC); na segunda parte, sugere-se a adoção de um modelo de Inteligência Competitiva para pequenas empresas.

Palavras-chave: Inteligência competitiva. Informação. Concorrentes. Modelo. Empresas.

Downloads

Publicado

2008-08-01

Como Citar

Veppo, G. (2008). INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: A ADOÇÃO DE UM MODELO PARA PEQUENAS EMPRESAS. Revista Gestão E Desenvolvimento, 5(2). https://doi.org/10.25112/rgd.v5i2.917

Edição

Seção

Artigos Livres