A FORMA EXATA: DO PRODUTO OU DO CORPO? O QUE É VENDIDO NAS CAMPANHAS DECA?

Autores

  • Denise Castilhos de Araujo Universidade Feevale
  • Andressa Stoffel Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v4i2.879

Resumo

A publicidade tem, reconhecidamente, ocupado o papel de propagar/fixar/estabelecer certos padrões estéticos valorizados pela sociedade, além de sua função primeira, vender produtos. Um dos produtos que mais tem sido apresentado e comercializado pelos anúncios publicitários é o corpo, principalmente, o feminino, o qual tem, há muito tempo, espaço garantido em anúncios publicitários. O uso intenso desses corpos torna-os corriqueiros, estabelecendo, muitas vezes, certas relações que, em um primeiro momento, parecem não existir entre o corpo exposto e o produto anunciado. O objetivo do presente artigo é discutir a relação existente entre os corpos expostos e os produtos anunciados, analisando os possíveis sentidos que podem ser identificados/reconhecidos nos anúncios selecionados. A fim de realizar tal análise, optou-se pela discussão dos elementos presentes na campanha de Deca “A Forma Exata”, utilizando como proposta de análise a Hermenêutica de Profundidade de J. B. Thompson.

PALAVRAS-CHAVE: Publicidade. Mídia. Corpo.

Downloads

Publicado

2007-08-01

Como Citar

Araujo, D. C. de, & Stoffel, A. (2007). A FORMA EXATA: DO PRODUTO OU DO CORPO? O QUE É VENDIDO NAS CAMPANHAS DECA?. Revista Gestão E Desenvolvimento, 4(2). https://doi.org/10.25112/rgd.v4i2.879

Edição

Seção

Artigos Livres