ESTRATÉGIAS DE OPERAÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DA MARCA PRÓPRIA NO MERCADO INTERNACIONAL – UM ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA CALÇADISTA DO VALE DO SINOS (RS)
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v4i2.874Resumo
As contínuas mudanças no cenário competitivo motivam a busca de novas estratégias, por parte das empresas, para garantir a sua permanência no mercado. As transformações ocorridas no cenário político, econômico e social impactaram diretamente no ambiente de competição entre as organizações, principalmente no setor calçadista. Com isso surge a necessidade de essas empresas adotarem estratégias para se manter competitivas. Uma estratégia que vem sendo adotada é a internacionalização da marca própria. O presente artigo busca analisar uma unidade do Grupo Paquetá, a Dumond, localizada no Vale do Sinos – Rio Grande do Sul, em sua inserção internacional com marca própria focando as estratégias de operações. Essa análise deve considerar as práticas de operações da empresa em estudo confrontada com os conceitos teóricos da área. Trata-se de um estudo de caso único, com um caráter exploratório. Os principais resultados encontrados revelam que a Dumond buscou uma estratégia de diferenciação através da agregação de valor ao produto. Uma das competências essenciais para o fortalecimento da marca própria é a força da P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), já que o produto deve estar sempre em sintonia com as tendências de moda para, juntamente com a marca, agregar valor e se diferenciar da concorrência.
PALAVRAS-CHAVE: Estratégia de operações. Internacionalização. Marca própria.
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