COMUNICAÇÃO DE “DUPLO- VÍNCULO” NAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v4i1.867Resumo
No presente artigo realiza-se uma reflexão sobre a noção de comunicação, destaca-se a compreensão que dela se construiu e procura-se enfatizar a idéia de comunicação de “duplo-vínculo”, suas vicissitudes e características. Com base nos três princípios básicos do Paradigma da Complexidade (dialógico, recursivo e hologramático), segundo Morin, procura-se compreender/explicar as mensagens de “duplo-vínculo” como presenças constituintes da comunicação organizacional. Atenta-se para o fato de que, se por um lado, caracterizam-se por serem perversas e gerarem sintomas nefastos que afetam o comportamento dos sujeitos organizacionais, por outro, atualizam tensões que, por suas características, podem ser húmus gerador de manifestações criativas e inovadoras. Da mesma forma, procura-se dar conta da idéia de que, sob a complexidade, a organização não é apenas ordem, mas também desordem/conflito. Assim, mantendo-se a dualidade no seio da unidade, flexibiliza-se a compreensão de que a mensagem de “duplo-vínculo” sempre é ruim, perversa.
Palavras-chave: Comunicação. Organização. Complexidade. Mensagens de “Duplo-Vínculo”.
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