CO-OPETIÇÃO EM UMA REDE DE COOPERAÇÃO

Autores

  • Maria Isabel Rodrigues Lima Universidade Feevale
  • Luciana Gehlen Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v3i2.850

Resumo

Este estudo tem por objetivo abordar as relações de competição e cooperação que ocorrem em uma rede de cooperação. Inicialmente, realiza-se uma revisão bibliográfica com intuito de promover a interação do leitor com o tema proposto, portanto são apresentados conceitos sobre redes de empresas, cooperação, competição e co-opetição. Considerando a competição acirrada que o mercado global apresenta, o desafio é mostrar que as relações de competição e cooperação favorecem o progresso das pequenas e médias empresas que participam de uma rede de cooperação. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso da Associação Uniflor. Foram realizadas três entrevistas, visando expor as relações de co-opetição que ocorrem entre os empresários pesquisados e de que forma estas facilitam o crescimento de suas empresas. Assim, pode-se afirmar que a co-opetição em uma rede de cooperação é benéfica para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas.

Palavras-chave: Redes de empresas; Cooperação; Competição; Co-opetição.

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Como Citar

Lima, M. I. R., & Gehlen, L. (2016). CO-OPETIÇÃO EM UMA REDE DE COOPERAÇÃO. Revista Gestão E Desenvolvimento, 3(2). https://doi.org/10.25112/rgd.v3i2.850

Edição

Seção

Artigos Livres