IDOSOS URBANOS: QUEM É E O QUE PENSA A TERCEIRA IDADE EM PORTO ALEGRE

Autores

  • Luiz Eduardo Amaro Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)
  • Paulo Ricardo Meira Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v3i2.847

Resumo

A população mundial vem envelhecendo rapidamente em decorrência da queda nas taxas mundiais de natalidade e de mortalidade. Em 2025, haverá 1,2 bilhão de pessoas com mais de 60 anos no planeta. No Brasil, também acontece o mesmo processo de envelhecimento da população, o que deverá atrair as empresas, que verão, nessa dinâmica, novas oportunidades de negócio. Portanto, estudos que descrevam melhor o pouco conhecido mercado idoso serão bem-vindos. Este artigo descreve o consumidor idoso de Porto Alegre, baseando-se em variáveis demográficas e psicográficas coletadas de uma amostra de 233 pessoas. Os resultados sugerem que há diferentes nichos dentro do mercado idoso, variando em função tanto da renda quanto do sexo e da faixa etária. No geral, os idosos formam um grupo social vaidoso, que se sente mais jovem do que é, ainda faz planos para o futuro e com o qual as gerações mais novas contam para seu sustento.

Palavras-chave: Marketing. Comportamento do consumidor. Idosos. Mercado maduro. Consumidor maduro.

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Publicado

2006-08-01

Como Citar

Amaro, L. E., & Meira, P. R. (2006). IDOSOS URBANOS: QUEM É E O QUE PENSA A TERCEIRA IDADE EM PORTO ALEGRE. Revista Gestão E Desenvolvimento, 3(2). https://doi.org/10.25112/rgd.v3i2.847

Edição

Seção

Artigos Livres