A INFLUÊNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NA COMPETITIVIDADE E NO SUCESSO EMPRESARIAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v3i2.844Resumo
A partir da Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX, a força humana foi substituída pela máquina e o aumento da escala de produção e a geração de novas tecnologias iniciaram a gerar problemas no meio ambiente. Mas foi a partir da segunda metade do século XX, com o notável desenvolvimento da informática e a introdução de um mercado globalizado, que os problemas ambientais começaram a se tornar agudos e sem fronteiras nacionais. A consciência da situação do meio ambiente produz uma nova situação para a humanidade, que reage criando legislações ambientais severas e privilegiando organizações que tenham bom desempenho ambiental. Nesse contexto, a “International Organization for Standardization” cria uma discussão e chega a um consenso sobre o conjunto de normas para regular as relações entre as organizações e o meio ambiente. (ISO 14000). A importância da aplicação destas normas, conhecidas no Brasil por Sistemas de Gestão Ambiental (SGAs), na competitividade empresarial foi pesquisada em 20 empresas do setor coureiro-calçadista dos municípios de Taquara e Parobé no Rio Grande do Sul, sendo apresentada neste trabalho.
Palavras-chave: Gestão. Meio ambiente. Vantagem competitiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.