VANTAGENS DO USO DO GLP COMO COMBUSTÍVEL EM FORNOS DE AQUECIMENTO PARA A CONFORMAÇÃO À QUENTE DE METAIS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v3i1.837Resumo
Este artigo visa demonstrar o estudo sobre a substituição do óleo diesel pelo GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) como combustível em fornos de aquecimento utilizados no processo de conformação à quente (forjamento) de metais, focando os benefícios econômicos e a redução de custos desta opção. Além da fundamentação teórica sobre fornos de aquecimento, óleo diesel e GLP, também será realizado um estudo de caso no setor de forjamento da empresa Siverst Ind. de Componentes Automotivos Ltda, situada em Canoas RS. Através da pesquisa bibliográfica e estudo de caso, serão levantados dados econômicos sobre o comburente utilizado atualmente e sugerir a implantação do GLP como combustível para o aquecimento dos fornos, para fins de redução dos custos de insumos e manutenção. Este estudo tem o intuito de demonstrar a vantagem econômica que o GLP possui em relação ao óleo diesel nesta aplicação.
Palavras-chave: Combustível. Óleo Diesel. GLP. Forjamento e Redução de Custos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.