A REVITALIZAÇÃO DO USO CONCEITUAL DA IDEOLOGIA NOS ESTUDOS MILITARES: UM APLICATIVO À ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v3i1.836Resumo
Este artigo propõe a utilização do conceito de ideologia em Thompson (1995) para a compreensão da Escola Superior de Guerra (ESG) no contexto da política brasileira, de uma maneira particular, e, conseqüentemente, da atuação militar no Brasil, num sentido mais amplo. Sendo assim, utilizamos o seguinte procedimento metodológico. Revisamos a bibliografia básica que trata sobre ESG, num primeiro momento, organizando-a a partir de suas concepções ideológicas, da “neutralidade” à “negatividade”. Ao final, propomos um forma teórica inovadora de abordagem da temática, a “ideologia crítica”. A questão fundamental, aqui, é trazer uma formulação mais adequada ao conceito de ideologia que seja capaz de desconectá-lo, tanto da relação com a modernização do capitalismo como da representação de relações de classe, tradicionalmente analisadas pela bibliografia, buscando ligá-lo à política propriamente.
Palavras-chave: Ideologia. Dominação. Escola Superior de Guerra.
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