MEDIAÇÃO: GESTÃO ESTRATÉGICA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v3i1.833Resumo
O presente estudo teve como principais objetivos identificar a perspectiva sistêmica de mediação no gerenciamento de conflitos e crises organizacionais e apresentar uma orientação paradigmática alternativa aos líderes organizacionais na condução destes processos. Além disso, teve o intuito de propor pontos de reflexão sobre a prática da mediação, para que seja possível a superação do clássico esquema adversarial – ainda adotado pela maioria dos dirigentes - e a visualização de um sistema mais cooperativo, que contemple a complexidade da realidade social e organizacional. Evidencia-se uma função que transcende a administrativa e abrange uma dimensão onde exige-se profissionais capacitados e orientados para exercerem o papel de mediadores organizacionais, o que implica numa consciência voltada à concepção sistêmica de mediação no gerenciamento de disputas organizacionais, onde o mediador atua como facilitador dos processos de identificação, discussão e resolução das questões divergentes, promovendo o diálogo e a participação na sua plenitude e transformando condições destrutivas em construtivas.
Palavras-chave: Mediação. Crise. Negociação. Organização. Públicos
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