METODOLOGIA CLÁSSICA E MÉTODO MULTI-ÍNDICE NA AVALIAÇÃO FINANCEIRA DE PROJETOS DE INVESTIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA ALFA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v11i1.73Resumo
Em muitas organizações, a intenção de se aventurar em novos ou inexplorados negócios pode ter efeitos positivos ou negativos. Para que empreendedores, proprietários e gestores de empresas tenham informações claras para minimizar os riscos envolvidos na decisão de investir, é fundamental que se compreendam as competências existentes e inexistentes, seus objetivos centrais e a viabilidade financeira. O objetivo deste estudo é avaliar, através de verificações, se o uso da metodologia multi-índice suporta mais efetivamente os gestores em suas decisões, efetuando uma análise comparativa entre a metodologia clássica e a multi-índice em um projeto de investimento para o centro de distribuição da organização em estudo. Os dados foram levantados a partir de entrevista não estruturada com o diretor do negócio de peças de reposição, com o gerente de marketing e também com o controller do negócio, além da análise dos dados e das informações extraídas dos documentos do projeto de construção do novo centro de distribuição da empresa Alfa. Os resultados mostraram que o entendimento dos gestores está limitado ao que é apresentado pelos analistas de projetos e que a metodologia de análise atual não é a ideal para decisões que envolvem milhões de dólares. Ficou evidente que a aplicação da metodologia multi-índice traria mais transparência aos projetos de investimento na empresa Alfa.
Palavras-chave: Avaliação financeira. Projetos de investimento. Metodologia clássica. Metodologia multiíndice.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.