COMPETÊNCIAS DO LÍDER NOS GRUPOS SEMIAUTÔNOMOS: O CASO MICHELIN
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v12i1.53Resumo
O objetivo deste trabalho, realizado em uma das unidades da empresa Michelin do Brasil, com base em documentos e na visão de seus líderes e liderados, foi o de analisar as competências necessárias e o papel do líder na gestão dos Grupos Semiautônomos (GSA’s), denominados nessa empresa de “Organização
Responsabilizante” (OR). Empregou-se pesquisa de estudo de caso, utilizando-se, como instrumentos para a coleta de dados, entrevista individual com 14 líderes, pesquisa em documentos internos da empresa referentes à implantação dos GSA’s e aplicação de questionário aos 170 funcionários da linha de produção. Os resultados provenientes do diagnóstico comparativo, por meio de triangulação dos dados, revelaram um consenso quanto às competências relevantes. Foi identificada a necessidade de desenvolvimento das competências de uma chefia facilitadora, estimuladora e orientadora, em função do impacto direto dessas nos resultados dos GSA’s. A ausência de tais competências adia o exercício da autonomia e, consequentemente, a efetiva participação dos operadores. Conclui-se que, para o exercício efetivo do líder e o sucesso das OR’s, a unidade-caso tem um importante trabalho de desenvolvimento e aprimoramento de competências de liderança a ser realizado.
Palavras-chave: Liderança. Competências. Grupos semiautônomos.
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