ANÁLISE REFLEXIVA DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE NEGÓCIOS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v13i2.516Resumo
A tecnologia e a globalização têm aproximado os mercados internacionais e facilitado as negociações no âmbito global. Nesse cenário, percebe-se o surgimento de empresas que desenvolvem e distribuem produtos digitais internacionalmente, atingindo sucesso no mercado global de forma rápida e eficiente, tendo como principais recursos a criatividade e o conhecimento. Diante desse contexto, o objetivo da presente pesquisa é promover uma reflexão acerca do processo de internacionalização das empresas de negócios digitais à luz de duas importantes teorias sobre internacionalização – o modelo de Uppsala e o Paradigma Eclético – e dos estudos sobre o fenômeno Born Global. O trabalho apresenta dois estudos bibliográficos: um sobre internacionalização, e outro sobre a indústria de negócios digitais. Por fim, os resultados da análise reflexiva realizada sobre ambos os referenciais são apresentados. Os resultados indicam que empresas de negócios digitais tendem a se internacionalizar de forma acelerada, como Born Globals, em vez de seguir os padrões abordados pelas teorias tradicionais de internacionalização. Além disso, a análise conclui que a natureza do produto digital que a empresa desenvolve, bem como o tipo do seu consumidor-alvo são os fatores que definirão o canal de internacionalização utilizado pela empresa.
Palavras-chave: Internacionalização. Negócios Digitais. Indústria Criativa. Tecnologia. Born Globals.
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