ANÁLISE REFLEXIVA DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE NEGÓCIOS DIGITAIS

Autores

  • Mateus Feld Universidade Feevale
  • Dusan Schreiber Universidader Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v13i2.516

Resumo

A tecnologia e a globalização têm aproximado os mercados internacionais e facilitado as negociações no âmbito global. Nesse cenário, percebe-se o surgimento de empresas que desenvolvem e distribuem produtos digitais internacionalmente, atingindo sucesso no mercado global de forma rápida e eficiente, tendo como principais recursos a criatividade e o conhecimento. Diante desse contexto, o objetivo da presente pesquisa é promover uma reflexão acerca do processo de internacionalização das empresas de negócios digitais à luz de duas importantes teorias sobre internacionalização – o modelo de Uppsala e o Paradigma Eclético – e dos estudos sobre o fenômeno Born Global. O trabalho apresenta dois estudos bibliográficos: um sobre internacionalização, e outro sobre a indústria de negócios digitais. Por fim, os resultados da análise reflexiva realizada sobre ambos os referenciais são apresentados. Os resultados indicam que empresas de negócios digitais tendem a se internacionalizar de forma acelerada, como Born Globals, em vez de seguir os padrões abordados pelas teorias tradicionais de internacionalização. Além disso, a análise conclui que a natureza do produto digital que a empresa desenvolve, bem como o tipo do seu consumidor-alvo são os fatores que definirão o canal de internacionalização utilizado pela empresa.

Palavras-chave: Internacionalização. Negócios Digitais. Indústria Criativa. Tecnologia. Born Globals.

Referências

ABRAHA, Adam; JALLOW, Antouman. Born globals and active online internationalization – a closer look on the effects of active online internationalization for Swedish born globals. 60f. Dissertação (Mestrado) – Department of Business Studies, Uppsala University, Uppsala, 2013.

BARBOSA, Fabio José. A internacionalização do Grupo Gerdau: um estudo de caso. 2004. 121f. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Administração, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

BARBOSA, Gabriela Lins. A constituição dos fatores do Paradigma Eclético da Produção Internacional no processo de internacionalização da Acumuladores Moura S.A. In: XXXIII Encontro da ANPAD, 2009, São Paulo. Anais. Rio de Janeiro: ANPAD, 2009, p. 1-16.

BORINI, Felipe Mendes; OLIVEIRA JÚNIOR., Moacir Miranda; RIBEIRO, Fernanda Ferreira. Internacionalização acelerada de empresas de base tecnológica: o caso das born globals brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 16, n. 6, art. 6, p. 866-888, nov-dez, 2012.

BRADLEY, Stephen et al. Toward an evolution strategy for the digital goods business. Management Decision, v. 50, n. 2, p. 234-252, 2012.

BRASIL, Marcus Vinicius de Oliveira. et al. The role of internet in the born global companies. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 6, n. 2, p. 431-442, jun, 2013.

CAVUSGIL, S. Tamer; KNIGHT, Gary. The born global firm: an entrepreneurial and capabilities perspective on early and rapid internationalization. Journal of International Business Studies, v. 46, n.1, p. 3-16, 2015.

CYRINO, Álvaro Bruno; OLIVEIRA JÚNIOR, Moacir de Miranda; BARCELLOS, Erika Penido. Evidências sobre a internacionalização de empresas brasileiras. In: OLIVEIRA JÚNIOR, Moacir de Miranda (coord.). Multinacionais Brasileiras. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DUNNING, John H. The ecletic paradigm of international production: a restatement and some possible extensions. Journal of International Business Studies, v. 19, n. 1, p. 1-31, 1988.

______. The ecletic paradigm as an envelope for economic and business theories of MNE activity. International Business Review, v. 9, p. 163-190, 2000.

GABRIELSSON, Mika; GABRIELSSON, Peter. Internet-based sales channel strategies of born global firms. International Business Review, v. 20, n. 1, p. 88-99, fev, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GOÉS, Gil Barreto de. Processo de internacionalização na indústria de jogos eletrônicos brasileira: estudos de caso. 139f. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Administração, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

GONÇALVEZ, Reinaldo. Empresas Transnacionais e Internacionalização da Produção. Petrópolis: Vozes, 1992.

GOULART, Linda; BRASIL, Haroldo Vinagre; ARRUDA, Carlos Alberto. A internacionalização de empresas brasileiras: motivações e alternativas. In: Fundação Dom Cabral. Internacionalização de empresas brasileiras. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996.

HENNART, Jean-François. The accidental internationalists: a theory of born-globals. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 38, n. 1, p. 117-135, jan, 2014.

HOWKINS, John. Economia criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas. São Paulo: M.Books, 2013.

JOHANSON, Jan; VAHLNE, Jan-Erik. The internationalization process of the firm – a model of knowledge development and increasing foreign markets commitments. Journal of

International Business Studies, v. 8, n. 1, p. 23-32, 1977.

JOHANSON, Jan; WIEDERSHEIM-PAUL, Finn. The internationalization of the firm – four swedish cases. Journal of Management Studies, v. 12, p. 305-322, out, 1975.

KNIGHT, Gary A.; CAVUSGIL, S. Tamer. Innovation, organizational capabilities, and born-global firm. Journal of International Business Studies, v. 35, n. 2, p. 124-141, 2004.

KNIGHT, Gary A.; LIESCH, Peter W. Internationalization: from incremental to born global. Journal of World Business, v. 51, n.1, p. 93-102, 2016.

KOVÁCS, Gergő Dániel. Internationalization strategy of born global firms. 46f. Dissertação (Mestrado) – Department of Business Administration, Aarhus University, Aarhus, 2014.

LAMBRECHT, Anja et al. How do firms make money selling digital goods online? Marketing Letters, v. 25, n. 3, p. 331-341, 2014.

LE, Kim Dung; ROTHLAUF, Franz. Foreign. Foreign market entry of e-business companies and implications for theories of internationalization. Working paper n. 4 - Department of Information Systems and Business Administration, Johannes Gutenberg-University Mainz, Mainz, 2008. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/242756414> Acesso em 17 abr. 2016.

MCKINSEY GLOBAL INSTITUTE. Digital globalization: the new era of global flows. 2016. Disponível em: < http://www.mckinsey.com/business-functions/mckinsey-digital/our-insights/digital-globalization-the-new-era-of-global-flows> Acesso em 16 abr. 2016.

OLIVEIRA, Brigitte Renata Bezerra de; MORAES, Walter Fernando Araújo de; KOVACS, Erica Piros de. A formação de estratégias internacionais de empresas. In: OLIVEIRA JÚNIOR, Moacir de Miranda (coord.). Multinacionais Brasileiras. Porto Alegre: Artmed, 2010.

OLIVEIRA, Ivan Tiago Machado. A ordem econômico-comercial internacional: uma análise da evolução do sistema multilateral de comércio e da participação da diplomacia econômica brasileira no cenário mundial. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, p. 217-271, jul-dez, 2007.

OVIATT, Benjamin M.; MCDOUGALL, Patricia Phillips. Toward a theory of international new ventures. Journal of International Business Studies, v. 36, n. 1, p. 29-41, 2005.

PRATES, Rodolfo Coelho; BALBINOT, Zandra. Integrando as abordagens de Uppsala e do Paradigma Eclético: um modelo econométrico. In: XXXIV Encontro da ANPAD, 2010, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: ANPAD, 2010, p. 1-14.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2009.

RASK, Morten. Exporting complex digital products: motives and entry modes. In: 9th International Conference on Marketing and Development, 2005. Anais. Journal of Macromarketing, 2005, p. 262-274.

REZENDE, Sérgio Fernando Loureiro. Gradualismo e descontinuidade em processos de internacionalização. In: OLIVEIRA JÚNIOR, Moacir de Miranda (coord.). Multinacionais Brasileiras. Porto Alegre: Artmed, 2010.

RIBEIRO, Fernanda Cecília Ferreira. Born globals brasileiras: estudo da internacionalização de empresas de base tecnológica. 250f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SHAPIRO, Carl; VARIAN, Hal R. Information rules: a strategic guide to the network economy. Boston: Harvard Business School Press, 1999. Disponível em: < http://www.uib.cat/depart/deeweb/pdi/acm/arxius/premsa/information-rules%20VARIAN%20SHAPIRO.pdf> Acesso em: 16 abr. 2016.

SHIRLEY, Tonnaer. Digital products and internationalization: a case study of Bollywood film distributor Eros International. 2015. 60f. Dissertação (Mestrado) – Faculty of Business Economics, Universiteit Hasselt, Hasselt, 2015.

SINKOVICS, Noemi; SIKOVICS, Rudolf R.; JEAN, Ruey-Jer Bryan. The internet as an alternative path to internationalization? International Marketing Review, v. 30, n. 2, p. 130-155, 2013.

STAL, Eva; CAMPANÁRIO, Milton de Abreu. Inovação em subsidiárias de empresas multinacionais: aplicação do Paradigma Eclético de Dunning em países emergentes. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 560-591, maio-ago, 2011.

YOOS, Simar. Market channels of technology startups that internationalize rapidly from inception. Technology Innovation Management Review, v. 2, n.10, p. 32-37, out, 2012.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Brasília: CAPES, 2009.

Downloads

Publicado

2016-12-08

Como Citar

Feld, M., & Schreiber, D. (2016). ANÁLISE REFLEXIVA DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE NEGÓCIOS DIGITAIS. Revista Gestão E Desenvolvimento, 13(2), 17–36. https://doi.org/10.25112/rgd.v13i2.516