FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO COMO ANTECEDENTES DA INTENÇÃO COMPORTAMENTAL DE USAR SISTEMAS ERP: UM ESTUDO EMPÍRICO

Autores

  • Cristina Kazumi Nakata Yoshino Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Anatália Saraiva Martins Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v12i1.49

Resumo

O objetivo do artigo é descrever a influência de fatores organizacionais e comportamentais como antecedentes da intenção comportamental de uso de um sistema do tipo ERP. A coleta de dados se deu por meio de questionário estruturado que foi aplicado a uma amostra composta por 229 docentes e 30 técnicoadministrativos da Universidade Federal do Pará. A análise de dados foi realizada através de estatísticas descritivas e de modelagem de equação estrutural com a técnica de mínimos quadrados parciais (Partial Least Square-PLS). Todas as hipóteses do modelo de pesquisa foram suportadas. O coeficiente de determinação (R²) foi considerado alto ou médio em cinco das seis variáveis endógenas, assim como o modelo conseguiu explicar 47,3% da variação da intenção comportamental de uso de um ERP. O estudo contribuiu no sentido de demonstrar que o ‘apoio da alta administração’, a ‘comunicação’, o ‘treinamento’, a ‘cooperação’ e a ‘complexidade tecnológica’ são fatores críticos relevantes que influenciam a intenção de uso futuro de sistemas integrados de gestão, mesmo no contexto de uma organização pública.
Palavras-chave: Modelo de aceitação da tecnologia (TAM). Fatores críticos de Sucesso (FCS). Sistemas integrados de gestão (ERP). Modelagem de equação estrutural (MEE).

Downloads

Publicado

2015-01-07

Como Citar

Yoshino, C. K. N., & Ramos, A. S. M. (2015). FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO COMO ANTECEDENTES DA INTENÇÃO COMPORTAMENTAL DE USAR SISTEMAS ERP: UM ESTUDO EMPÍRICO. Revista Gestão E Desenvolvimento, 12(1). https://doi.org/10.25112/rgd.v12i1.49