ANÁLISE DA INOVAÇÃO NO PROCESSO DE CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA: O CASO DA INDÚSTRIA DE JORNAIS BRASILEIRA

Autores

  • Paula Chimenti UFRJ
  • Roberto Ramos Nogueira UFRJ
  • Marco Aurelio Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v12i1.48

Resumo

As mídias digitais são descritas por diversos autores como uma grave ameaça ao jornal, que vem, desde o advento e a disseminação da internet em larga escala, perdendo clientes em ambos os lados da plataforma: leitores e anunciantes. Este estudo tem por objetivo explorar como a inovação está impactando a indústria de jornal, investigando possíveis focos de inovação. Foram realizadas 37 entrevistas em profundidade com gestores de anunciantes de grande e pequeno porte de diversos setores e de agências de publicidade. Os
resultados sugerem que não são os anunciantes ou as agências de propaganda os impulsionadores da inovação no ecossistema das mídias, especialmente devido ao lock-in implementado pelas mídias tradicionais. Parecem ser os leitores, que fragmentam sua atenção e migram para novas mídias, os motores da inovação. Entretanto, as inovações podem representar oportunidades para veículos que se aproximarem do oferecimento de soluções totais para seus clientes, sejam eles consumidores ou anunciantes.
Palavras-chave: Inovação. Mídia. Estratégia. Plataforma.

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Publicado

2015-01-07

Como Citar

Chimenti, P., Nogueira, R. R., & Rodrigues, M. A. (2015). ANÁLISE DA INOVAÇÃO NO PROCESSO DE CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA: O CASO DA INDÚSTRIA DE JORNAIS BRASILEIRA. Revista Gestão E Desenvolvimento, 12(1). https://doi.org/10.25112/rgd.v12i1.48