POLÍTICAS DE INOVAÇÃO E DETERMINANTES DA INOVATIVIDADE. ESTUDO EM EMPRESAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v12i1.44Resumo
O estudo visa a determinar o impacto das políticas internas de inovação no grau de inovatividade de empresas
atuantes na região metropolitana de Fortaleza. Para tanto, avalia o grau de inovatividade e relata o grau de
adoção das políticas a partir de uma pesquisa de campo com gestores de empreendimentos variados da
grande Fortaleza. O estudo é exploratório, descritivo, quantitativo e transversal e faz uma survey junto a
representantes de 255 empresas diversificadas com base na abordagem schumpeteriana da inovação, nas
diretrizes do Manual de Oslo (2005) e nos fundamentos da inovatividade (LUMPKING; DESS, 1996; ROGERS;
SCHOEMAKER, 1971). Os dados foram verificados por análise fatorial e de regressão, para examinar a influência
das políticas da empresa na inovatividade. Os resultados mostraram que as empresas adotam políticas de
inovação num grau que varia de mediano a alto, com predominância do viés institucional. Manifestam atuar
com inovatividade, enfatizando aspectos corporativos e em produto e mercado, com grau mediano a baixo.
Observou-se baixo grau de relacionamento entre as políticas para inovar e o grau de inovatividade verificado
nas empresas. Foi possível confirmar que existe impacto direto das políticas e seu grau de definição com o
grau de inovatividade.
Palavras-chave: Inovação. Inovatividade. Políticas de inovação. Determinantes da inovatividade.
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