INFLUÊNCIA DA RENDA NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO ENEM: UMA ANÁLISE LONGITUDINAL

Autores

  • Antônio Cesar Lopes Garcez Filho Universidade Federal de Santa Maria
  • Suellen Pereira dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcelo Trevisan Universidade Federal de Santa Maria
  • Lucas Almeida dos Santos Universidade Franciscana - UFN
  • Sheila Kocourek Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v22i2.4318

Palavras-chave:

Enem, Desempenho escolar, Desigualdade social, Renda familiar, Políticas educacionais

Resumo

Este estudo analisa a influência da renda familiar sobre o desempenho dos estudantes brasileiros no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio de uma análise longitudinal abrangente das edições do exame desde sua criação em 1998. Dada a centralidade do Enem como instrumento de acesso ao ensino superior e de aferição da qualidade da educação básica, também buscou-se compreender em que medida as desigualdades socioeconômicas, com ênfase na renda, impactam os resultados dos candidatos ao longo do tempo. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e fundamentação bibliográfica. Foram utilizadas técnicas de ciência de dados e visualização gráfica por meio da linguagem Python, permitindo a análise comparativa dos microdados disponibilizados pelo Inep. Os resultados apontam que há uma relação diretamente proporcional entre nível de renda e desempenho: estudantes de maior renda apresentam médias mais altas em todas as edições analisadas. Apesar de políticas públicas como Sisu, ProUni e Fies ampliarem o acesso ao ensino superior, a renda permanece como forte indicador de desigualdade educacional no Brasil. Conclui-se que o Enem, embora democratize parcialmente o acesso à universidade, ainda reflete disparidades estruturais que necessitam ser enfrentadas por meio de políticas educacionais mais equitativas e integradas. Por fim, o estudo destaca a importância do uso de dados abertos para a formulação de políticas públicas e propõe futuras pesquisas com variáveis complementares que ampliem a compreensão das desigualdades no desempenho educacional.

Biografia do Autor

Antônio Cesar Lopes Garcez Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Especialista em Ciência de Dados na Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/Brasil). Analista de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/Brasil). E-mail: antonio.garcez@ufsm.br

 

Suellen Pereira dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Especialista em Ciência de Dados na Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/Brasil). Técnica em Enfermagem no Hospital Universitário de Santa Maria (Santa Maria/Brasil). E-mail: spereiradossantos49@gmail.com

Marcelo Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/Brasil). E-mail: marcelo.trevisan@ufsm.br

Lucas Almeida dos Santos, Universidade Franciscana - UFN

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/Brasil). Professor na Universidade Franciscana (Santa Maria/ Brasil). E-mail: lucas.almeida@ufn.edu.br

Sheila Kocourek, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria/Brasil). E-mail: sheila.kocourek@ufsm.br

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Publicado

2025-11-06

Como Citar

Garcez Filho, A. C. L., Santos, S. P. dos, Trevisan, M., Santos, L. A. dos, & Kocourek, S. (2025). INFLUÊNCIA DA RENDA NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO ENEM: UMA ANÁLISE LONGITUDINAL. Revista Gestão E Desenvolvimento, 22(2), 202–225. https://doi.org/10.25112/rgd.v22i2.4318