INTEGRAÇÃO DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS (SCM) NAS COMPRAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v22i2.4302Palavras-chave:
Eficiência, Transparência, Sustentabilidade, Compras Públicas, Gestão da Cadeia de SuprimentosResumo
As compras públicas representam um dos principais instrumentos pelos quais o governo direciona recursos para suprir as necessidades da população. No Brasil, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos nº 14.133/2021, estabelece diretrizes que buscam modernizar e otimizar os processos de aquisição no setor público. Nesse cenário, a gestão da cadeia de suprimentos (SCM) se destaca como uma estratégia para identificar práticas que potencializam a eficácia nas atividades de compra. Em vista do exposto, a pesquisa, baseada em uma revisão sistemática da literatura, busca explorar como a adoção de práticas de gestão da cadeia de suprimentos pode aprimorar a eficiência, a transparência e a sustentabilidade nas aquisições públicas. A triagem dos documentos foi realizada nas bases Scopus, Science Direct e Web of Science, levando à escolha de 43 artigos de um total de 220 inicialmente identificados. A investigação revela que incorporar critérios ambientais e sociais, estabelecer uma colaboração eficiente com os fornecedores, digitalizar processos, realizar monitoramento contínuo e centralizar as compras são práticas fundamentais para promover uma transformação sustentável na gestão pública. Com isso, a adoção de práticas de SCM nas compras públicas transcende uma mera solução técnica, configurando-se como uma abordagem estratégica que apoia a criação de uma governança mais eficiente, transparente e sustentável, beneficiando tanto a administração pública quanto a sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Laís Carolini Krudycz, Karla Ghellere Rodriguez, Manoela Silveira dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
