ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL DA COMPETITIVIDADE GLOBAL: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE 64 ECONOMIAS POR MEIO DO TOPSIS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v22i2.4283Palavras-chave:
Competitividade global, Países, TOPSIS, DesempenhoResumo
O presente artigo tem por objetivo avaliar por meio do TOPSIS o ranking de classificação das 64 economias mundiais referente ao desempenho de competitividade global entre os anos de 2023 e 2024. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como descritiva quanto aos objetivos, aplicada quanto aos meios e quantitativa quanto à abordagem do problema. Os principais resultados indicam uma acentuada disparidade no nível de competitividade entre as 64 economias analisadas, destacando-se que as nações mais bem posicionadas no ranking TOPSIS, como Cingapura, Suíça e Dinamarca, apresentam elevado desempenho nas dimensões de Eficiência nos Negócios, Governança e Infraestrutura. Por outro lado, países como Venezuela, Argentina e Mongólia figuram nas últimas posições, refletindo desafios estruturais persistentes, como instabilidade institucional, baixa capacidade de inovação e deficiências infraestruturais. A análise estatística evidenciou que Eficiência nos Negócios e Governança foram as dimensões mais voláteis entre as economias. Os continentes europeu e asiático mostraram maior consistência entre os países mais competitivos, enquanto a América Latina e a África apresentaram os maiores desafios estruturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jose Rodolfo dos Santos Silva, Ronaldo Leão de Miranda, Janine Patricia Jost de Miranda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
