PERCEPÇÃO DOS EMPRESÁRIOS SOBRE AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DO SPED FISCAL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE GUAPORÉ, RS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v13i2.418Resumo
Objetivou-se, com este estudo, analisar as vantagens e as desvantagens da implantação do SPED Fiscal na percepção dos empresários de Guaporé, RS. Para tanto, neste estudo de caso, metodologicamente, realizou-se a coleta de dados por meio de entrevistas com questionário estruturado em uma amostra de oito empresas. Com os resultados, percebeu-se, por meio das entrevistas, que as principais vantagens com o SPED Fiscal para os empresários foram a melhoria na área gerencial, a aplicação de recursos nas áreas fiscal e contábil e a melhoria na qualidade da informação e dos processos internos. Nas desvantagens, percebeu-se o aumento nos gastos com tecnologia para uma base de dados completa na transmissão do SPED Fiscal, dificuldades na implantação do SPED Fiscal, falta de treinamentos disponíveis e sistemas não preparados. Com o teste de correlação de Pearson, entre os resultados obtidos, destacou-se a correlação linear negativa perfeita entre as variáveis local da contabilidade (LC) e redução de papel (RP), pois, nas empresas onde a contabilidade é interna, foi perceptível a redução de papel com o início do SPED Fiscal e, para as empresas onde a contabilidade é externa, não ocorreu essa redução de papel com esse sistema público. Após a realização e a apuração dos dados e baseando-se nas diretrizes trazidas no referencial teórico, observou-se que o SPED Fiscal trouxe vantagens e desvantagens para as empresas, mas, de modo geral, os empresários consideram haver mais pontos positivos do que negativos com o SPED Fiscal.
Palavras-chave: Sistemas de Informação na Contabilidade. SPED Fiscal. Vantagens. Desvantagens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.