ADOÇÃO DE SERVIÇOS DE CARONA SOLIDÁRIA: ANÁLISE DOS MOTIVADORES E BARREIRAS ENTRE USUÁRIOS URBANOS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v22i2.4150Palavras-chave:
Adoção De Inovações, Carona Solidária, Mobilidade UrbanaResumo
A carona solidária é uma alternativa ecologicamente responsável que utiliza plataformas digitais para otimizar recursos e oferecer benefícios econômicos, sociais e ambientais na mobilidade urbana. Este estudo teve como objetivo verificar os motivos e barreiras para a adoção de serviços de carona solidária entre usuários e não usuários urbanos, analisando a influência dos fatores demográficos. Utilizou uma abordagem quantitativa e descritiva, com uma amostra de 51 respondentes selecionados por amostragem bola de neve. Os dados foram coletados por um questionário online na plataforma Google Forms e analisados com técnicas de estatística descritiva no MS Excel. A pesquisa demonstrou que o gênero, especialmente as mulheres, influencia a adoção do serviço. Barreiras como preconceito, falta de disponibilidade de carona e inconveniência no agendamento foram identificadas como moderadamente relevantes. Além disso, 22% dos respondentes relataram experiências negativas, como atrasos e cancelamentos. A falta de opções exclusivas para mulheres foi uma preocupação, e 86% sugeriram melhorias em segurança e comunicação. A sustentabilidade foi destacada por 64% dos usuários, principalmente entre as gerações mais jovens, sugerindo a necessidade de campanhas educativas. Sendo assim, conclui-se que o gênero e barreiras como segurança, disponibilidade e agendamento, influenciam a adoção da carona solidária. A pesquisa contribui para a compreensão dos fatores que influenciam a adoção de inovações na mobilidade urbana, enriquecendo a literatura sobre o comportamento de consumo de caronas solidárias no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ÉDER WILIAN DE MACEDO SIQUEIRA, SHYRLEIDE LEITE MENEZES MACIEL, NELSIO RODRIGUES DE ABREU, ELIANA ANDRÉA SEVERO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
