PROPOSIÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA COLETIVA PARA O PÓLO TÊXTIL DA CAPITAL NACIONAL DA MODA INFANTIL - GASPAR/SC

Autores

  • Givaldo da Hora Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Vanessa Edy Dagnoni Mondini Instituto Federal de Santa Catarina
  • Glaucia Marian Tenfen Instituto Federal de Santa Catarina
  • Nathalia Jennifer de Souza

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v22i1.3884

Palavras-chave:

Confecção Infantil. Perspectivas Mercadológicas. Registro de Marcas.

Resumo

Este artigo propõe a elaboração de uma Marca Coletiva para o polo têxtil da Capital Nacional da Moda Infantil, situado no município de Gaspar, Santa Catarina. A seleção deste tema é motivada pela recente atribuição do título à região, tornando-o um campo de estudo relevante para investigar as perspectivas e potenciais mercadológicos associados à sua adoção. Para alcançar esse objetivo, foi empregado o método de pesquisa conhecido como "bola de neve", no qual cada entrevistado indicava outros participantes relevantes para enriquecer a pesquisa, em uma sequência sucessiva. Os resultados indicam que, embora a construção da marca proposta seja factível, assim como as oportunidades decorrentes da sua implementação, depende da superação de diversas barreiras que atualmente limitam o desenvolvimento do setor. Estas incluem a escassez de cooperação entre os empresários, a falta de apoio governamental e a necessidade de aprimoramento da qualificação da mão de obra. A abordagem científica adotada neste estudo contribui para uma compreensão mais profunda das dinâmicas do mercado têxtil infantil, fornecendo insights valiosos para orientar políticas e estratégias futuras neste setor.

Biografia do Autor

Givaldo da Hora, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/Brasil). Professor da área de Gestão e Negócios do Instituto Federal de Santa Catarina (Gaspar/Brasil). Email: givaldo.hora@ifsc.edu.br

Vanessa Edy Dagnoni Mondini , Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (Blumenau/Brasil). Professora da área de Gestão e Negócios do Instituto Federal de Santa Catarina (Gaspar/Brasil). Email: vanessa.dagnoni@ifsc.edu.br

Glaucia Marian Tenfen, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (Blumenau/Brasil). Professora da área de Gestão e Negócios do Instituto Federal de Santa Catarina (Gaspar/Brasil). Email: glaucia.tenfen@ifsc.edu.br

Nathalia Jennifer de Souza

Tecnóloga em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Santa Catarina (Gaspar/Brasil). Email: nathijennifer@gmail.com

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Publicado

2025-06-04

Como Citar

da Hora, G., Mondini , V. E. D., Tenfen, G. M., & Souza, N. . J. de. (2025). PROPOSIÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA COLETIVA PARA O PÓLO TÊXTIL DA CAPITAL NACIONAL DA MODA INFANTIL - GASPAR/SC. Revista Gestão E Desenvolvimento, 22(1), 91–113. https://doi.org/10.25112/rgd.v22i1.3884