MAPEAMENTO DO ECOSSISTEMA DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA CRIATIVA BRASILEIRA DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v21i2.3793Palavras-chave:
Ecossistema de Empreendedorismo, Ecossistema de Inovação, Indústria CriativaResumo
O artigo científico Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação da Indústria Criativa Brasileira de Impacto Socioambiental oferece uma análise da dinâmica entre empreendedorismo, inovação e desenvolvimento sustentável na indústria criativa brasileira. A pesquisa investiga como a indústria criativa brasileira, impulsionada por iniciativas de inovação e empreendedorismo, pode promover mudanças socioambientais significativas. Desta forma, foram coletados dados e estatísticas de instituições como ANPROTEC, BNDES, FIEC, FIRJAN, IBGE, INPI, MDIC, Pipe.Labo, Programa ICE, SEBRAE e UNESCO. Os ecossistemas de empreendedorismo são descritos como redes complexas que incluem atores chave, como investidores, academias, e políticas institucionais que facilitam a geração de valor e inovação. Os principais resultados são: a maior parte dos profissionais criativos estão na área de Publicidade e Marketing e Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC; as startups e negócios criativos de impacto socioambiental tem foco nos ODS 8 – trabalho decente e crescimento econômico, ODS 12 – consumo e produção sustentáveis, ODS 10 – redução das desigualdades e ODS 11 – cidades e comunidades sustentáveis; e as indicações geográficas e cidades criativas estão em segmentos como Artesanato, Design, Gastronomia, Moda, Música e TIC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Matheus Pereira Mattos, Jane Aparecida Marques, Amanda Luiza Soares Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.