SERVITIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SEGMENTO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS: ESFORÇOS PARA CONSTRUÇÃO DE UM MARCO ANALÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v22i1.3791Palavras-chave:
indústria agrícola. TICs. serviços.Resumo
O artigo tem como objetivo estruturar um marco analítico sobre aspectos históricos e evolutivos da transformação da Servitização para a Servitização Digital no segmento de máquinas agrícolas. A principal contribuição teórica consiste em um marco analítico que alia as tecnologias envolvidas nos processos de transformação digital para agricultura propostas pela Ocde ao conjunto de etapas necessárias para elaboração de estratégias de Servitização Digital. Ademais, algumas constatações sobre ausência de previsibilidade teórica, falta da padronização de unidade de análise e categorização da nomenclatura de níveis de Servitização, trazem uma análise crítica para o debate atual sobre a temática; gerencialmente, este estudo contribui com as empresas do segmento, uma vez que podem utilizá-lo como uma diretriz para planejamento de estratégias de Servitização capazes de diversificar a oferta de bens. Para além disso, empresas de tecnologia podem vislumbrar oportunidades de soluções personalizadas ao segmento em questão, a fim de propor novas soluções demandadas pelo mercado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Prof. Eliana Cunico, Silvio A. F. Cário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.