EMPREENDEDORISMO DIGITAL: TENDÊNCIAS E GAPS DE PESQUISA

Autores

  • Marcelo Rezende Martins Universidade Federal de Sergipe-Programa de Pós Graduação em Administração (PROPADM
  • Juliana Moreira dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Rúbia Oliveira Corrêa Universidade Federal de Sergipe-Programa de Pós Graduação em Administração (PROPADM
  • Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho Centro Universitário UNISENAI

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v21i2.3724

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o panorama da produção científica do empreendedorismo digital, buscando identificar os principais autores e temas, verificando tendências e validando novas oportunidades de pesquisa. Trata-se de um estudo Qualitativo, de naturezas Descritiva e Exploratória, que teve os dados coletados na Web of Science e selecionados pelo Methodi Ordinatio. Os dados foram tratados a partir de análises sistemática e bibliométrica com auxílio do Software VosViewer. Considerando a evolução do empreendedorismo digital pelo mundo, este estudo proporcionou visões bibliométrica e sistemática do tema, possibilitando embasamento para a produção de pesquisas futuras. Os resultados apontaram que, embora seja perceptível o aumento no interesse por pesquisas, ainda há grandes oportunidades e desafios sobre o empreendedorismo digital. A bibliometria identificou que os estudos acerca do tema ainda são dispersos e precisam de novas redes relacionais. A análise sistemática constatou que a temática explorada ainda é inconclusiva nos seus vieses teóricos, metodológicos e empíricos. O estudo contribui teoricamente ao concluir que a definição do conceito ainda é fragmentado e carece de investigações teóricas mais unificadas.

Biografia do Autor

Marcelo Rezende Martins, Universidade Federal de Sergipe-Programa de Pós Graduação em Administração (PROPADM

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (São Cristóvão/Brasil). E-mail: ntmarcelo@gmail.com

 

Juliana Moreira dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA (Marabá/Brasil). E-mail: julianamoreirasanto@gmail.com

Rúbia Oliveira Corrêa, Universidade Federal de Sergipe-Programa de Pós Graduação em Administração (PROPADM

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (Curitiba/Brasil). Professora Adjunta na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão/Brasil).  E-mail: rubia.correa@academico.ufs.br.

 

Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho, Centro Universitário UNISENAI

 

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (Ponta Grossa/Brasil). Professor no Centro Universitário UNISENAI (Curitiba/Brasil). E-mail: gustavo.dambiski@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Martins, M. R., Santos, J. M. dos, Corrêa, R. O., & Carvalho, G. D. G. de. (2024). EMPREENDEDORISMO DIGITAL: TENDÊNCIAS E GAPS DE PESQUISA. Revista Gestão E Desenvolvimento, 21(2). https://doi.org/10.25112/rgd.v21i2.3724