EMPREENDEDORISMO DIGITAL: TENDÊNCIAS E GAPS DE PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v21i2.3724Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar o panorama da produção científica do empreendedorismo digital, buscando identificar os principais autores e temas, verificando tendências e validando novas oportunidades de pesquisa. Trata-se de um estudo Qualitativo, de naturezas Descritiva e Exploratória, que teve os dados coletados na Web of Science e selecionados pelo Methodi Ordinatio. Os dados foram tratados a partir de análises sistemática e bibliométrica com auxílio do Software VosViewer. Considerando a evolução do empreendedorismo digital pelo mundo, este estudo proporcionou visões bibliométrica e sistemática do tema, possibilitando embasamento para a produção de pesquisas futuras. Os resultados apontaram que, embora seja perceptível o aumento no interesse por pesquisas, ainda há grandes oportunidades e desafios sobre o empreendedorismo digital. A bibliometria identificou que os estudos acerca do tema ainda são dispersos e precisam de novas redes relacionais. A análise sistemática constatou que a temática explorada ainda é inconclusiva nos seus vieses teóricos, metodológicos e empíricos. O estudo contribui teoricamente ao concluir que a definição do conceito ainda é fragmentado e carece de investigações teóricas mais unificadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo Rezende Martins , Juliana Moreira Dos Santos, Rúbia Oliveira Corrêa , Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.