ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL, AQUISIÇÃO DE CRÉDITOS VERDES E NÍVEIS DE POLUIÇÃO DAS EMPRESAS LISTADAS NO ÍNDICE DE CARBONO EFICIENTE (ICO2)
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v21i2.3636Resumo
O presente estudo possui como tema a análise das práticas de gestão ambiental, aquisição de créditos verdes e níveis de poluição das empresas listadas no Índice de Carbono Eficiente (ICO2). Enquanto objetivo geral, adotou-se analisar a relação entre os níveis de emissão de CO2 com os investimentos na carteira de ativos do ICO2 e as empresas listadas. Ainda, enquanto objetivos específicos, categorizar a população estudada e examinar as principais práticas de controle, prevenção e estratégia de mitigação dos gases de efeito estufa entre as empresas listadas. A responsabilidade ambiental foi mensurada pela análise da relação entre os investimentos em ativos da carteira do referido índice e os níveis de emissão de CO2 no mesmo período. Além disso, o disclosure das práticas de controle, prevenção e estratégia de mitigação dos Gases de Efeito Estufa (GEE) foi mensurado por meio dos relatórios de desempenho da alta administração destas organizações. A pesquisa possui caráter Descritivo, fonte de dados Documental e abordagem Quantitativa. Os resultados apontaram para a existência de correlação positiva forte entre os investimentos nos ativos do ICO2 e os níveis de emissão de carbono. O modelo de regressão indicou capacidade explicativa dos níveis de emissão para os investimentos na carteira do índice. O aumento da eficiência energética, a resposta aos stakeholders e a elevação do fator competitivo foram identificados como preocupações centrais das empresas listadas. Ainda, as práticas de prevenção, centralizadas no uso de energias e tecnologias limpas, estiveram presentes em mais da metade das empresas componentes do ICO2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Filho Lima Bastos, Ana Paula Perlin, Ana Karenine de Oliveira Soares, Susyara Karine Menezes de Oliveira Rodrigues, Macilene Maria Monteiro Maia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.