LINDOS E LIVRES: UM ESTUDO SOBRE OS ANTECEDENTES DA ATITUDE PARA COSMÉTICOS CRUELTY FREE

Autores

  • Marcelo Curth Universidade Feevale
  • Roberto Flores Falcão UniAlfa
  • Ítalo José de Medeiros Dantas Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v21i2.3556

Palavras-chave:

Consciência ambiental, Normas sociais, Sensibilidade ao preço, Atitude, Cruelty free

Resumo

Diante das necessidades dos consumidores cada vez mais preocupados com o impacto dos produtos e serviços no meio socioambiental, os usuários de cosméticos passam a se preocupar mais com a forma como os produtos são testados e quais são seus componentes. Nessa linha, empresas que utilizam animais em testes de produtos são vistas como inadequadas e não denominadas como Cruelty Free, tornando-se um tema de pesquisa de grande interesse para a academia e o mercado. Especificamente, o objetivo da pesquisa é identificar influência dos antecedentes (consciência ambiental, normas sociais e sensibilidade ao preço) na atitude do consumidor em comprar cosméticos. Para a realização da pesquisa, foi realizado um survey com 201 usuários de cosméticos no Brasil e a análise foi realizada por meio da modelagem de equações estruturais (MEE). Os resultados destacam as relações positivas dos construtos analisados como antecedentes das intenções de compra, com maior peso para a consciência ambiental. As contribuições, em termos acadêmicos, tratam da ampliação dos resultados e da utilização de mercados importantes que devem ser vistos como tendência de consumo. De forma gerencial, acredita-se que os resultados permitem o entendimento de públicos que crescem e têm poder aquisitivo, bem como conhecimento para discernir e influenciar outros consumidores.

Biografia do Autor

Marcelo Curth, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (São Leopoldo/Brasil). Sócio proprietário da empresa Educare - Educação e Negócios (Novo Hamburgo/Brasil). E-mail: m.curth1979@gmail.com

Roberto Flores Falcão, UniAlfa

Doctor and master in Business Administration (University of Sao Paulo), with an emphasis on Marketing. Marketing professor and researcher on undergraduate and postgraduate courses.

Ítalo José de Medeiros Dantas, Universidade Feevale

PhD student in Cultural Processes and Expressions at Feevale University. Multidisciplinary researcher with academic and professional interests in different areas, with emphasis on Design, Fashion and Statistics, working mainly on the following topics: visual communication; artifact morphology; empirical studies; market research, focusing on consumption; statistical inference; and, exploratory data analysis.

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

Curth, M., Falcão, R. F., & Dantas, Ítalo J. de M. (2024). LINDOS E LIVRES: UM ESTUDO SOBRE OS ANTECEDENTES DA ATITUDE PARA COSMÉTICOS CRUELTY FREE. Revista Gestão E Desenvolvimento, 21(2). https://doi.org/10.25112/rgd.v21i2.3556