LINDOS E LIVRES: UM ESTUDO SOBRE OS ANTECEDENTES DA ATITUDE PARA COSMÉTICOS CRUELTY FREE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v21i2.3556Palavras-chave:
Consciência ambiental, Normas sociais, Sensibilidade ao preço, Atitude, Cruelty freeResumo
Diante das necessidades dos consumidores cada vez mais preocupados com o impacto dos produtos e serviços no meio socioambiental, os usuários de cosméticos passam a se preocupar mais com a forma como os produtos são testados e quais são seus componentes. Nessa linha, empresas que utilizam animais em testes de produtos são vistas como inadequadas e não denominadas como Cruelty Free, tornando-se um tema de pesquisa de grande interesse para a academia e o mercado. Especificamente, o objetivo da pesquisa é identificar influência dos antecedentes (consciência ambiental, normas sociais e sensibilidade ao preço) na atitude do consumidor em comprar cosméticos. Para a realização da pesquisa, foi realizado um survey com 201 usuários de cosméticos no Brasil e a análise foi realizada por meio da modelagem de equações estruturais (MEE). Os resultados destacam as relações positivas dos construtos analisados como antecedentes das intenções de compra, com maior peso para a consciência ambiental. As contribuições, em termos acadêmicos, tratam da ampliação dos resultados e da utilização de mercados importantes que devem ser vistos como tendência de consumo. De forma gerencial, acredita-se que os resultados permitem o entendimento de públicos que crescem e têm poder aquisitivo, bem como conhecimento para discernir e influenciar outros consumidores.
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