EMPREENDEDORISMO DIGITAL POR MULHERES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Juliana Moreira dos Santos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Rubem Alves Figueredo Universidade Federal de Sergipe
  • Rúbia Oliveira Corrêa Universidade Federal de Sergipe
  • Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho UniSenai

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v20i2.3442

Palavras-chave:

Empreendedorismo digital. Mulheres. Contextos marginalizados. Bibliometria.

Resumo

Este artigo objetivou analisar as produções acadêmicas acerca do empreendedorismo digital feito por mulheres. Tem-se o seguinte problema de pesquisa: como as abordagens referentes ao empreendedorismo digital feito por mulheres estão sendo discutidas na literatura acadêmica? O estudo é Qualitativo e Descritivo. Os dados foram coletados no mês de abril de 2021, na Web of Science, pelo método Proknow-C. A busca inicial apresentou 637 artigos e, após a aplicação do método, a amostra final foi composta por 17 artigos, os quais foram categorizados e analisados. Os dados foram tratados por meio da análise Sistemática e Bibliométrica, com auxílio do Software VOSviewer. Os resultados obtidos revelaram que o empreendedorismo digital feito por mulheres tem sido impulsionado pela inclusão social, empoderamento feminino, redução da pobreza e estímulo ao crescimento e desenvolvimento econômico regional. As empreendedoras em questão, contudo, ainda atuam de forma incipiente na economia digital. As contribuições teóricas indicam urgência em desenvolver e estimular o empreendedorismo digital feito por mulheres, especialmente em contextos marginalizados.

Biografia do Autor

Juliana Moreira dos Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (Curitiba/Brasil). Bolsista pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGADM) – UFPR (Curitiba/Brasil). E-mail: julianamoreirasanto@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7931-3530

Rubem Alves Figueredo, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (São Cristóvão/Brasil). Técnico em manutenção sênior - Petrobras Transporte. E-mail: rafig38@gmail.com

Rúbia Oliveira Corrêa, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (Curitiba/Brasil). Professora Adjunta na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão/Brasil). E-mail: rubia.correa@academico.ufs.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5061-7071

Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho, UniSenai

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (Ponta Grossa/Brasil). Professor no Centro Universitário UNISENAI (Curitiba/Brasil). E-mail: gustavo.dambiski@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4947-8422

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

Santos, J. M. dos ., Figueredo, R. A., Corrêa, R. O. ., & Carvalho, G. D. G. de . (2023). EMPREENDEDORISMO DIGITAL POR MULHERES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Gestão E Desenvolvimento, 20(2), 150–175. https://doi.org/10.25112/rgd.v20i2.3442