POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS DE APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v12i2.333Resumo
A proposta deste artigo é mapear e analisar, a partir de uma perspectiva histórica, as políticas governamentais de apoio à internacionalização de empresas brasileiras, com foco direcionado para o setor da construção civil. Em outros termos, objetiva-se pensar os negócios internacionais não como sendo uma atividade de interesse exclusivo das empresas, mas, sobretudo como um fator de grande relevância para os objetivos estratégicos de desenvolvimento dos países. O referencial teórico que deu suporte para análise do caso foi um framework integrativo entre o Paradigma Eclético de Dunning e a teoria institucionalista. O método de pesquisa aplicado foi o estudo de caso, realizado a partir da triangulação na coleta e análise dos dados empíricos, visando conjugar dois níveis de análise: o Estado e a empresa. A conclusão deste estudo foi que a internacionalização das maiores empresas brasileiras desse ramo de atividade, a consolidação delas no mercado externo e a distribuição geopolítica de seus investimentos tiveram e ainda têm grande influência do papel histórico desempenhado pelo governo nesse processo.
Palavras-chave: Internacionalização de empresas. Política externa. Política de créditos. Construção civil. Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.