TREINAMENTO IMERSIVO EM REALIDADE VIRTUAL: A PERCEPÇÃO DE EXPERIÊNCIA DOS COLABORADORES NUMA INDÚSTRIA CALÇADISTA

Autores

  • Eduardo Zilles Borba Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Dilani Bassan Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)
  • Fabiane Luiz Oliveira Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v20i2.3329

Palavras-chave:

Realidade virtual, Tecnologias digitais, Treinamento imersivo, Metaverso, Indústria calçadista

Resumo

O artigo aborda o uso da Realidade Virtual (RV) como plataforma de treinamento imersivo para operadores de máquinas na indústria calçadista. O objetivo é compreender a percepção de experiência dos colaboradores acerca desse processo inovador de treinamento, no sentido de refletir acerca dos possíveis impactos na eficácia de produção, na segurança do ambiente de trabalho e na motivação para o trabalho da equipe através do uso da RV. Para tal, além de apresentar um referencial teórico sobre a temática, a pesquisa avança com uma metodologia transversal, de cunho quantitativo e qualitativo, pois, além de entrevistar um gestor de indústria calçadista localizada no interior do Rio Grande do Sul (RS) e vivenciar o treinamento imersivo com dispositivos tecnológicos em laboratório, se aplica um experimento com 55 colaboradores numa indústria calçadista brasileira de expressão nacional. Em suma, resultados indicam que os benefícios do uso da RV estiveram mais relacionados à qualificação do treinamento (evitar o desperdício, garantir a segurança, melhorar o acabamento dos produtos, motivar a equipe) do que ao aumento da produtividade na indústria.

Biografia do Autor

Eduardo Zilles Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pós-Doutor em Engenharia Eletrônica e Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PPGEE/USP) (São Paulo/Brasil). Professor do Departamento de Comunicação na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS) (Porto Alegre/Brasil). E-mail: ezillesborba@ufrgs.br

Dilani Bassan, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Santa Cruz do Sul/Brasil). Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (Taquara/Brasil). E-mail: dilanib@faccat.br .Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2223-9827

Fabiane Luiz Oliveira, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Mestre em Desenvolvimento Regional nas Faculdades Integradas de Taquara (Taquara/Brasil). Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Taquara e Gerente do SESC (Taquara/Brasil). E-mail: fabianeoliveira@sou.faccat.br . Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3026-714X

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

Borba, E. Z. ., Bassan, D., & Oliveira, F. L. . (2023). TREINAMENTO IMERSIVO EM REALIDADE VIRTUAL: A PERCEPÇÃO DE EXPERIÊNCIA DOS COLABORADORES NUMA INDÚSTRIA CALÇADISTA. Revista Gestão E Desenvolvimento, 20(2), 250–272. https://doi.org/10.25112/rgd.v20i2.3329