EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v21i1.3312Palavras-chave:
Empreendedorismo, Educação empreendedora, Ensino médioResumo
O presente trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos alunos de ensino médio da região central do Paraná em relação ao empreendedorismo. Para tanto, parte-se do princípio de que a educação empreendedora pode ser pautada no conceito de empreendedorismo como mudança social. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa Quantitativa Exploratória, por meio da aplicação de um questionário adaptado a 2.128 alunos matriculados em 41 escolas de 13 municípios da região central do Paraná. Como resultados, foram categorizados cinco grupos de percepção empreendedora: Empreendedores desmotivados; Empregados dedicados; Empreendedores com forte apoio; Família em primeiro lugar; e Trabalho faz o empreendedor. De forma geral, conclui-se que os alunos sabem o que é empreendedorismo e percebem a importância deste como uma alternativa de carreira, embora a maioria não acredite no seu potencial e não se veja como um empreendedor. Somado a isso, a percepção dos alunos é de que o empreendedorismo está relacionado ao esforço individual com objetivo de abrir uma empresa. Ou seja, falta um trabalho sobre a questão comportamental e sobre a contribuição e os impactos do empreendedorismo na perspectiva da mudança social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jaiane Aparecida Pereira, Joiceli dos Santos Fabrício, Luciano da Silva Lopes, Pedro José Steiner Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.