EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO

Autores

  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Joiceli dos Santos Fabrício Universidade Positivo
  • Luciano da Silva Lopes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Pedro José Steiner Neto Universidade Positivo

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v21i1.3312

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Educação empreendedora, Ensino médio

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos alunos de ensino médio da região central do Paraná em relação ao empreendedorismo. Para tanto, parte-se do princípio de que a educação empreendedora pode ser pautada no conceito de empreendedorismo como mudança social. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa Quantitativa Exploratória, por meio da aplicação de um questionário adaptado a 2.128 alunos matriculados em 41 escolas de 13 municípios da região central do Paraná. Como resultados, foram categorizados cinco grupos de percepção empreendedora: Empreendedores desmotivados; Empregados dedicados; Empreendedores com forte apoio; Família em primeiro lugar; e Trabalho faz o empreendedor. De forma geral, conclui-se que os alunos sabem o que é empreendedorismo e percebem a importância deste como uma alternativa de carreira, embora a maioria não acredite no seu potencial e não se veja como um empreendedor. Somado a isso, a percepção dos alunos é de que o empreendedorismo está relacionado ao esforço individual com objetivo de abrir uma empresa. Ou seja, falta um trabalho sobre a questão comportamental e sobre a contribuição e os impactos do empreendedorismo na perspectiva da mudança social.

Biografia do Autor

Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (Maringá/Brasil). Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Naviraí/Brasil). E-mail: profjaiane@yahoo.com.br

Joiceli dos Santos Fabrício, Universidade Positivo

Doutora em Administração pela Universidade Positivo (Curitiba/Brasil). E-mail: joicefabricio37@gmail.com

Luciano da Silva Lopes, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduando em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (Laranjeiras do Sul/Brasil). Email: luciano.lopes@uffs.edu.br

Pedro José Steiner Neto, Universidade Positivo

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (São Paulo/Brasil). Professor na Universidade Positivo (Curitiba/Brasil). E-mail: pedrosteinerneto@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Pereira, J. A., Fabrício, J. dos S., Lopes, L. da S., & Steiner Neto, P. J. (2024). EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO PARANÁ EM RELAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO . Revista Gestão E Desenvolvimento, 21(1), 72–94. https://doi.org/10.25112/rgd.v21i1.3312

Edição

Seção

Artigos Livres