O MODELO DE GREENBLATT: EVIDÊNCIAS NO MERCADO DE AÇÕES BRASILEIRO ENTRE 2002 E 2012

Ricardo dos Santos Dias, Jaderson Vargas de Souza, Leonardo Kley de Oliveira

Resumo


A dinâmica e a competitividade do mercado de capitais exigem uma velocidade de resposta ótima e um nível de conhecimento por parte do investidor, que muitas vezes o impede de decidir em tempo hábil. O presente artigo tem por objetivo analisar a eficiência dos fundamentos contidos no modelo proposto por Greenblatt (2007) no mercado de ações brasileiro, avaliando se a simplicidade da análise proposta possibilita resultados sustentáveis. Como forma de comparação foi utilizado o resultado gerado pelo portfólio proposto, no período de 2002 a 2012, com índices de mercado. O resultado acumulado da carteira foi superior a 310%, quase duas vezes superior ao maior rendimento apurado dentre os índices comparativos. Um teste de diferença de médias permitiu inferir que os resultados do modelo proposto por Greenblatt (2007) podem gerar retornos estatisticamente diferentes da média do mercado.

Palavras-chave: Mercado de capitais. Investimentos. Ações.


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DOI: https://doi.org/10.25112/rgd.v12i2.331

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