A GASTRONOMIA E SEU USO TURÍSTICO: A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO “TURISMO E GASTRONOMIA: UNINDO SABORES E SABERES” PARA A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v12i2.327Resumo
O presente ensaio teórico trata do estudo sobre Turismo e Gastronomia na ótica da preservação e valorização do patrimônio cultural imaterial no âmbito do projeto de extensão Turismo e Gastronomia: unindo sabores e saberes para reflexões. No contexto institucional da Universidade Feevale/RS, as ações de extensão permitem aprofundar as relações de responsabilidade coletiva e de cooperação com a comunidade. O referido projeto tem como objetivo contribuir para a qualificação da gastronomia regional como atrativo turístico-cultural nos municípios de Campo Bom e de Novo Hamburgo, na região do Vale do Rio dos Sinos, identificar pratos regionais representativos das etnias formadoras dos referidos municípios e sensibilizar os empreendedores quanto à necessidade de maior valorização da gastronomia regional. O uso de elementos gastronômicos pelo turismo se faz mais presente em áreas rurais, características dessa região, o que pode proporcionar alternativas de geração de renda às comunidades e aos empreendimentos de agricultura familiar com o surgimento de negócios como a criação de serviços de alimentação, a formação de festas e de rotas gastronômicas. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se pelo método exploratório, tendo como procedimentos técnicos a revisão bibliográfica e a pesquisa participante. Dessa forma, o artigo busca evidenciar a iniciativa do projeto e discutir a qualificação da gastronomia regional como patrimônio cultural imaterial.
Palavras-chave: Turismo. Gastronomia regional. Patrimônio Cultural Imaterial. Projeto de Extensão. Vale do Rio dos Sinos/RS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.