PLANEJAMENTO PÚBLICO DO TURISMO: ANÁLISES SOBRE A PRIMEIRA ROTEIRIZAÇÃO TURÍSTICA NO CONTEXTO DA CRIATIVIDADE EM UMA CIDADE SEM TRADIÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DO SETOR

Brendow de Oliveira Fraga, Camila Lujambio Alves, Magnus Luiz Emmendoerfer

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar os elementos considerados relevantes pelo governo municipal no processo de planejamento público de um roteiro turístico no contexto da criatividade de uma cidade sem tradição na organização do setor. Para tanto, foram realizadas pesquisas documentais, entrevista no departamento de turismo da cidade em estudo e observações de campo nos atrativos do roteiro turístico. Como principal resultado observou-se no município estudado, a gestão pública do turismo tem se empenhado em integrar os pontos desenvolvimento da atividade turística, sobretudo por meio da reunião de organizações que possuem produtos (potencialmente) criativos, apesar da roteirização apresentar problemas de implementação. Conclui-se que por meio da roteirização e da gestão que vem sendo empregada no município em análise, a realidade social tem sido transformada, e a gestão pública do turismo tem buscado sistematizar suas práticas no setor, mas ainda de forma pouco profissionalizada.

Palavras-chave: Economia Criativa. Políticas Públicas de Turismo. Roteirização. Destino Turístico. Desenvolvimento Local.


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DOI: https://doi.org/10.25112/rgd.v12i2.325

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ISSN versão impressa: 1807-5436
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