TURISMO: FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DE REGIÕES
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v12i2.323Resumo
Esse artigo tem como foco a Mesorregião Metade Sul do estado do Rio Grande do Sul com suas regiões e microrregiões, descrevendo as cidades que as compõe com alguns de seus dados demográficos, econômicos e culturais; a estrutura de serviços para o turismo, os atrativos turísticos; e algumas rotas turísticas. Também enfoca o desenvolvimento do turismo na Metade Sul com os benefícios econômicos da atividade, o turismo rural e o enoturismo. O objetivo do estudo é discutir a importância do turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e social da metade sul do Rio Grande do Sul do Brasil. O procedimento metodológico utilizado no estudo foi a pesquisa exploratória descritiva através de uma revisão bibliográfica em publicações físicas e digitais. O estado do Rio Grande do Sul encontra-se dividido em duas mesorregiões, Sul e Norte, sendo que há grande disparidade econômica e demografica entre elas. Nesse sentido, o turismo surge como alternativa visando minimizar essas desigualdades regionais, criando a união de municípios para promover o desenvolvimento regional dos territórios demarcados pelas rotas.
Palavras-chave: Turismo. Metade Sul. Roteiro turístico. Desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.