ESTRUTURAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v21i1.3184Palavras-chave:
Desenvolvimento, Inovação, Cadeia Produtiva do Leite, Ecossistema, HéliceResumo
Esse estudo buscou compreender como o Ambiente de Inovação da Cadeia Produtiva do Leite se estruturou, a partir da identificação dos agentes participantes e do relacionamento entre eles. A análise se apoiou nas abordagens da Hélice Quíntupla e do Ecossistema de Inovação, que direcionam os estudos das relações estabelecidas entre os atores que promovem o desenvolvimento e a inovação nos seus ambientes. O caso estudado foi o movimento Ideas for Milk, impulsionado pela Embrapa, no qual analisou-se as práticas adotadas no seu processo de formação, buscando compreendê-lo e estabelecer o grau de aderência do projeto em relação aos dois modelos teóricos. Observou-se que o ambiente de inovação da cadeia produtiva do leite iniciou pelas ações da Embrapa, as quais aproximaram-se da abordagem do Ecossistema de Inovação, embora tal ambiente também tenha apresentado elementos do modelo de Hélices no tocante à abordagem sustentável do ambiente. Não há atuação do Governo enquanto representante dos entes federativos. Entre os diversos impactos observados nesse ambiente, houve uma mudança do mindset da Embrapa, no sentido de promover a sustentabilidade socioambiental em todas as suas ações e soluções.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Manuela Lana, Heloísa Bernardo, Alessandra Rattes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.