ESTRUTURAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE

Autores

  • Manuela Lana Embrapa
  • Heloísa Bernardo Universidade federal de Juiz de Fora
  • Alessandra Rattes

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v21i1.3184

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Inovação, Cadeia Produtiva do Leite, Ecossistema, Hélice

Resumo

Esse estudo buscou compreender como o Ambiente de Inovação da Cadeia Produtiva do Leite se estruturou, a partir da identificação dos agentes participantes e do relacionamento entre eles. A análise se apoiou nas abordagens da Hélice Quíntupla e do Ecossistema de Inovação, que direcionam os estudos das relações estabelecidas entre os atores que promovem o desenvolvimento e a inovação nos seus ambientes. O caso estudado foi o movimento Ideas for Milk, impulsionado pela Embrapa, no qual analisou-se as práticas adotadas no seu processo de formação, buscando compreendê-lo e estabelecer o grau de aderência do projeto em relação aos dois modelos teóricos. Observou-se que o ambiente de inovação da cadeia produtiva do leite iniciou pelas ações da Embrapa, as quais aproximaram-se da abordagem do Ecossistema de Inovação, embora tal ambiente também tenha apresentado elementos do modelo de Hélices no tocante à abordagem sustentável do ambiente. Não há atuação do Governo enquanto representante dos entes federativos. Entre os diversos impactos observados nesse ambiente, houve uma mudança do mindset da Embrapa, no sentido de promover a sustentabilidade socioambiental em todas as suas ações e soluções.

Biografia do Autor

Manuela Lana, Embrapa

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora/Brasil). Analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesaquisa Agropecuária - Embrapa (Juiz de Fora/Brasil). E-mail: manuela_lana@yahoo.com.br.

Heloísa Bernardo, Universidade federal de Juiz de Fora

Doutora em Ciências pela Faculdade de Contabilidade da FEA - USP (São Paulo/Brasil). Professora adjunta da Universidade Federal do Oeste do Pará (Alenquer/Brasil). E-mail: heloisa.bernardo@ufopa.edu.br.

 

Alessandra Rattes

Mestra em Administração pela Universidade de Juiz de Fora (Juiz de Fora/Brasil). Professora na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (Juiz de Fora/Brasil). E-mail: vasconcelos.alessandra@ufjf.br.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Lana, M., Bernardo, H., & Rattes, A. (2024). ESTRUTURAÇÃO DO AMBIENTE DE INOVAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE. Revista Gestão E Desenvolvimento, 21(1), 03–27. https://doi.org/10.25112/rgd.v21i1.3184

Edição

Seção

Artigos Livres