O EFEITO DA QUALIDADE DE SERVIÇO NA SATISFAÇÃO E LEALDADE DO CONSUMIDOR NA GASTRONOMIA

Autores

  • Isabelle Araujo de Cerqueira Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Rosângela Sarmento Silva Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Jairo Andson de Oliveira Segundo Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Giulia Alves Sanchez Universidade Federal de Sergipe
  • Thais Ettinger Oliveira Salgado Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v20i2.2860

Palavras-chave:

: Qualidade de serviço. Satisfação. Lealdade. Hospitalidade

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o impacto da qualidade de serviço na lealdade do consumidor, quando mediado pela satisfação. A investigação foi realizada por meio de uma pesquisa do tipo survey, aplicada a consumidores de bares e restaurantes da Orla de Atalaia, na cidade de Aracaju-SE. Foram estabelecidas duas hipóteses: I) a qualidade de serviço percebida possui efeito positivo, direto e significante na lealdade e II) a qualidade de serviço percebida possui efeito positivo e indireto sobre a lealdade, tendo a satisfação como fator mediador. O levantamento registrou 274 respostas válidas, posteriormente foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais (MEE), baseada em mínimos quadrados parciais (PLS), como modelo estatístico para a análise dos dados e testes de hipóteses. Os resultados demonstraram que a qualidade de serviços tem influência direta na lealdade do consumidor e confirmou também a satisfação como um fator mediador que contribui para a lealdade do consumidor. O estudo apresenta contribuições gerenciais, uma vez que os achados podem servir de base para estratégias que visem aumentar a retenção e atração de novos clientes; assim como apresenta contribuições acadêmicas, já que colabora para aumentar o número de pesquisas que investiguem o elo entre a qualidade percebida, a lealdade do consumidor e a satisfação na área de hospitalidade, mais especificamente, no setor de alimentação fora do lar.

Biografia do Autor

Isabelle Araujo de Cerqueira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Sergipe -UFS (Aracaju/Brasil). E-mail: isabellearaujoc@gmail.com

Rosângela Sarmento Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Sergipe -UFS (Acaraju/Brasil). Professora doutora do Programa de Pós Graduação em Administração -PROPADM e do Programa de Pós Graduação Profissional em Administração Pública – PROFIAP da Universidade Federal de Sergipe -UFS (Acaraju/Brasil). E-maiL: rosangelasarmento13@academico.ufs.br ou rosangelasarmento13@gmail.com.

Jairo Andson de Oliveira Segundo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Sergipe -UFS (Acaraju/Brasil). E-mail: jairo_andson@hotmail.com

Giulia Alves Sanchez, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Sergipe -UFS (Aracaju/Brasil). E-mail: giuasanchez@gmail.com

Thais Ettinger Oliveira Salgado , Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Administração com ênfase em Recursos Humanos. Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e professora do Ensino Superior na Universidade Federal de Sergipe (Aracaju/Brasil). E-mail: thaisettinger@hotmail.com

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

Cerqueira, I. A. de, Silva, R. S., Segundo, J. A. de . O., Sanchez, G. A. ., & Salgado , T. E. O. (2023). O EFEITO DA QUALIDADE DE SERVIÇO NA SATISFAÇÃO E LEALDADE DO CONSUMIDOR NA GASTRONOMIA. Revista Gestão E Desenvolvimento, 20(2), 176–199. https://doi.org/10.25112/rgd.v20i2.2860