O DESAFIO DA AUTONOMIA EM PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS: A TECNOLOGIA DE GESTÃO DIALÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v19i1.2725Palavras-chave:
Autonomia, Tecnologia de gestão, Gestão de Projetos, Projetos socioambientaisResumo
A criação de condições para o desenvolvimento de autonomia é um dos principais desafios a serem enfrentados pela gestão dialógica de projetos socioambientais. Nesse sentido, as atividades de gestão deveriam buscar criar condições básicas para o desenvolvimento da autonomia da comunidade local impactada por esses projetos. Todavia, carecemos de um conhecimento específico sobre como aplicar a gestão dialógica de projetos socioambientais e como enfrentar o desafio da autonomia que permeia os chamados “beneficiários” desses projetos. O objetivo desta pesquisa é detalhar a gestão dialógica de projetos socioambientais e propor uma forma prática de enfrentamento do desafio da autonomia em projetos socioambientais. A metodologia de pesquisa é baseada em estudo de casos múltiplos de projetos socioambientais. Os resultados da pesquisa abrem novos caminhos para qualificar, aplicar e melhorar a prática da gestão de projetos socioambientais com vistas a contribuir com o desenvolvimento de recursos práticos e promover a autonomia das comunidades envolvidas nesses projetos nos territórios de incidência.
Referências
ABERLEY, D. Boundaries of home: mapping for empowerment. Philadelphia: New Society Publishers, 1993.
BASTOS, L. C.; BIAR, L. A. Análise de narrativas e práticas de entendimento da vida social. Revista Delta, vol. 31, p. 97-126, 2015.
BERKUN, S. A arte do gerenciamento de projetos. Porto Alegre: Bookman, 2008.
CIARLO, G. Group facilitation: a step-by-step guide. In: JOUBERT, K. A.; ALFRED, R. (Ed.). Beyond you and me: inspirations and wisdom for building community. Hampshire: Permanent Publications, 2007.
CROFT, J. Introdução: tornando os sonhos realidade. Usando Dragon Dreaming para construir um projeto extremamente bem-sucedido: uma abordagem abrangente em estágios. 2019. Consultado em 26 de julho de 2020. Disponível em: http://dragondreamingbr.org/materiais/FS_05_Como_Realizar_Projetos_de_Sucesso.pdf. Acesso em: 06 jul. 2021.
DE CASTRO, E.; MCNAUGHTON, A. Bioregional mapping as a participatory tool in the community based watershed management project in Santo André, Greater São Paulo, Brazil. Paper presented at a meeting of the Latin American Studies Association, Dallas, 2003. Disponível em: http://www.chs.ubc.ca/brazil/Outputs/Bioregional_Mapping.pdf. Acesso em: 06 jul. 2021.
DESMAISON, B.; ESPINOZA, K.; JAIME, K.; GALLARDO, L. Convivir em la Amazonía en el siglo XXI: guía de planificación y diseño urbao para las ciudades em la selva baja peruana. Lima, Peru: PUCP, 2019.
FREDIANI, D. A.; DAVEL, E. P. B.; VENTURA, A. Dialogia como energia na gestão de projetos socioambientais. Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social – ENAPEGS, 11. Anais [...] Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 25-28 de maio, 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIDO, J.; CLEMENTS, J. P. Gestão de projetos. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
GRAY, C. F.; LARSON, E. W. Gerenciamento de projetos: o processo gerencial. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.
ISAACS, W. N. Dialogue and the art of thinking together. Nova York: Currency, 1999.
ISAACS, W. N. Creating a shared field of meaning: na action theory of dialogue. In: ROBERTS, N. C. (Ed.). The transformative power of dialogue. San Francisco: JAI Press, 2002. p. 107-131.
JOUBERT, K. A. Tapping into collective intelligence: the growing edge in the ecovillage of Sieben Linden. In: JOUBERT, K. A.; ALFRED, R. (Eds.). Beyond you and me: inspirations and wisdom for building community. Hampshire: Permanent Publications, 2007.
LEMOS, S. M.; HIGUCHI, M. I. G. Compromisso socioambiental e vulnerabilidade. Ambiente & Sociedade, vol. 14, n. 2, p.123-138, 2011.
MACEDO, M.; GONÇALVES, L. M. A. Notas sobre os conceitos de comunidade, comunicação comunitária e dialogia. Comunicação e educação, vol. 19, p. 39-49, 2014.
MACHADO, V. Diálogo e gestão criativa de conflito. Salvador: Solisluna, 2016.
MAITLIS, S. Narrative analysis. In: SYMON, G.; CASSELL, C. Qualitative organizational research: core methods and current challenges. London, UK: Sage Publications, 2007.
MANITONQUAT. Leadership in circles. In: JOUBERT, K. A.; ALFRED, R. (Ed.). Beyond you and me: inspirations and wisdom for building community. Hampshire: Permanent Publications, 2007.
MANSI, V. Liderança e construção de sentidos na organização: a comunicação dialógica. Revista Eletrônica Comtempo. vol. 6, n. 2, p.1-11, 2014.
NEEFJES, K. Environments and livelihoods: strategies for sustainability. London: Oxfam, 2000.
NOLTE, W. From local communities to the World Community: more than a dream? In: JOUBERT, K. A.; ALFRED, R. (Ed.). Beyond you and me: inspirations and wisdom for building community. Hampshire: Permanent Publications, 2007.
OLIVEIRA, T. M.; FONTES, A. R. M.; GUIMARÃES, M. R. N. A Influência da Cultura Organizacional nos Processos de Trabalho dos Coletores de Lixo Domiciliar: um estudo de caso. Revista Gestão e Desenvolvimento. vol. 17, n. 1, p. 175-195, 2020.
RIESSMAN, C. K. Narrative methods for the human sciences. Los Angeles: Sage Publications, 2008.
ROSENBERG, M. B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.
TAGLIAPIETRA, O. M.; CARNIATTO, I.; BERTOLINI, G. A Importância do Conhecimento Local dos Agricultores Familiares e Demais Populações Rurais para o Desenvolvimento Rural Sustentável. Revista Gestão e Desenvolvimento, vol. 18, n. 2, p.178-199, 2021.
TORO, J. B. Os jovens e a governabilidade. In: DUARTE, N. Frutos do Brasil: histórias de mobilização juvenil. Rio de Janeiro: Aracati, 2006.
URBAM EAFIT. Rehabitar la montaña: Estrategias y procesos para un hábitat sostenible en las laderas de Medellín. Medellín: Impresos, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniel Augusto Frediani, Eduardo Davel, Andréa Cardoso Ventura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.