IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v18i2.2455Palavras-chave:
Pandemia de Covid-19, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, Ensino de Programação de ComputadoresResumo
Este artigo apresenta um relato de experiências compreendendo as práticas pedagógicas realizadas de forma on-line, na modalidade de ensino remoto, de acordo com o REDE/UFSM (Regime Especial Domiciliar de Estudos da Universidade Federal de Santa Maria), durante o isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Neste contexto, as atividades relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem precisaram ser repensadas, aplicando-se TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) e ferramentas para o desenvolvimento de videoaulas, além de softwares específicos para a prática de programação de computadores. O relato envolve as atividades desenvolvidas na disciplina de Paradigmas de Programação, do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, durante o primeiro semestre deste ano. Os resultados apontam que o rendimento acadêmico dos discentes que participaram da disciplina ministrada de forma remota foram satisfatórios e que essa modalidade de ensino pode ser adotada em diferentes disciplinas do curso.
Referências
ANDES. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. UFMS Implementa Ensino Remoto Compulsório para Graduação e Pós-Graduação. Disponível em: <https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/uFMS-implementa-ensino-remoto-compulsorio-para-graduacao-e-pos-graduacao1>. Acesso em: 10 jul. 2020.
BERGMANN, J. Aprendizagem Invertida para resolver o Problema do Dever de Casa. Porto Alegre: Penso, 2018.
CORADINI, L. Ensino remoto durante crise pandêmica agrava as desigualdades. Sul 21, 2020. Disponível em: <https://www.sul21.com.br/opiniaopublica/2020/05/ensino-remoto-durante-crise-pandemica-agrava-as-desigualdades-por-lucas-coradini/>. Acesso em: 20 mai. 2020.
FRANCO, G. Coronavírus: professores falam dos desafios e vantagens de trabalhar em casa. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/noticias/coronavirus-professores-falam-dos-desafios-e-vantagens-de-trabalhar-em-casa/33270.html>. Acesso em: 25 mai. 2020.
GARLET, D.; BIGOLIN, N. M.; SILVEIRA, S. R. Ensino de Programação de Computadores na Educação Básica: um estudo de caso. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica, v. 9, n. 2, 2018. Disponível em: <http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/resiget/article/view/1604/1144>. Acesso em: 11 mai. 2020.
GODOY, J. Professores e alunos falam sobre desafios e dificuldades de aulas on-line durante pandemia em MS. Portal G1 MS. 21 de maio de 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2020/05/21/professores-e-alunos-falam-sobre-desafios-e-dificuldades-de-aulas-online-durante-pandemia-em-ms.ghtml>. Acesso em: 25 mai. 2020.
HOED, R. M. Análise da Evasão em Cursos Superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de computação. Brasília: UnB – Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada. (Dissertação de Mestrado), 2017. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/22575>. Acesso em: 15 mar. 2020.
INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. Disponível em: <https://www.institutopeninsula.org.br/pesquisa-sentimento-e-percepcao-dos-professores-nos-diferentes-estagios-do-coronavirus-no-brasil/>. Acesso em: 25 mai. 2020.
MEC. Ministério da Educação. Portaria 4059 de 13 de dezembro de 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2020.
MEC. Ministério da Educação. Portaria 2117 de 6 de dezembro de 2019: Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913#:~:text=1%C2%BA%20Esta%20Portaria%20disp%C3%B5e%20sobre,Par%C3%A1grafo%20%C3%BAnico>. Acesso em: 12 jun. 2020.
MEC. Ministério da Educação. Coronavírus: monitoramento nas instituições de ensino. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/coronavirus/>. Acesso em: 15 jul. 2020.
OLIVEIRA, M. E. Docência on-line no Ensino Superior: o desafio da formação de professores. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2008. Dissertação - Mestrado em Educação. Disponível em: <https://portal.estacio.br/media/3467/maria-estela-oliveira-completa.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2020.
OLIVEIRA, E. Quase 90% dos professores não tinham experiência com aulas remotas antes da pandemia e 42% seguem sem treinamento, aponta pesquisa. Portal G1, 08 de julho de 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/07/08/quase-90percent-dos-professores-nao-tinham-experiencia-com-aulas-remotas-antes-da-pandemia-42percent-seguem-sem-treinamento-aponta-pesquisa.ghtml>. Acesso em: 12 jul. 2020.
PARREIRA, F. J.; SILVEIRA, S. R.; BERTOLINI, C.; SEVERO, R. B. Introdução a Algoritmos. Santa Maria, RS: UAB/NTE/UFSM, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15820>. Acesso em: 12 jun. 2020.
PARREIRA, F. J.; FALKEMBACH, G. A. M.; SILVEIRA, S. R. Construção de Jogos Educacionais Digitais e Objetos de Aprendizagem: um estudo de caso empregando Adobe Flash, HTML 5, CSS, JavaScript e Ardora. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2018.
PEREIRA, A. S.; PARREIRA, F. J.; BERTAGNOLLI, S. C.; SILVEIRA. S. R. Metodologia da Aprendizagem em EaD. Santa Maria, RS: UAB/NTE/UFSM, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15809>. Acesso em: 10 abr. 2020.
SILVEIRA, S. R.; PARREIRA, F. J.; NUNES, G. L.; PIOVESAN, L.; WINCH M. R.; KEMPKA, S. B. Proposta de Reforma Curricular do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM/CESNORS/FW: um estudo de caso. Anais do EATI – Encontro Anual de Tecnologia da Informação, 2015.
SILVEIRA, S. R.; PARREIRA, F. J.; BIGOLIN, N. M. Metodologia do Ensino e da Aprendizagem em Informática. Santa Maria: UAB/NTE/UFSM, 2019.
SILVEIRA, S. R.; BERTOLINI, C.; PARREIRA, F. Formação Docente: como empregar metodologias ativas de aprendizagem em meio à pandemia de Covid-19 (e-book). In: Marcos Pereira dos santos. (Org.). Formação Docente: importância, estratégias e princípios. 1ed. Curitiba - PR: Bagai, 2020, v. 1, p. 107-119. Disponível em: <https://editorabagai.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Editora-BAGAI-Forma%C3%A7%C3%A3o-Docente-Volume-I.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2020.
SOUZA, N. G.; SILVEIRA, S. R.; PARREIRA, F. J. Proposta de uma Metodologia para apoiar os Processos de Ensino e de Aprendizagem de Lógica de Programação na Modalidade de Educação a Distância. ECCOM – Educação, Cultura e Comunicação, v. 9, 2018. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/851>. Acesso em: 12 mai. 2020.
UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. ERE – Ensino Remoto Emergencial. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/ppgedu/ensino-remoto-emergencial-ere-resolucao-042020/>. Acesso em: 25 jul. 2020a.
UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ensino Remoto Emergencial. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/sead/ensino-remoto>. Acesso em: 25 jul. 2020b.
UFMS. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ciclo de Lives de Apoio ao Ensino Remoto. Disponível em: <https://sead.ufms.br/divisoes/lives/>. Acesso em: 25 jul. 2020.
UFPR. Universidade Federal do Paraná. Orientações para Trabalho Remoto. Disponível em: <https://www.ufpr.br/portalufpr/remoto/>. Acesso em: 25 jul. 2020.
UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Instrução Normativa 02/2020: Regula o regime de exercícios disciplinares especiais. 2020a. Disponível em: <https://www.ufsm.br/wp-content/uploads/2020/03/IN-002-2020-PROGRAD-UFSM.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2020.
UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Instrução Normativa 03/2020: Regula situações de estágios, atividades práticas, estágios e internatos na área de saúde, bem como situações de dificuldade de acesso a internet durante o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE). 2020b. Disponível em: <https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ce/2020/03/24/instrucao-normativa-n-03-2020-prograd-de-20-de-marco-de-2020/>. Acesso em: 20 abr. 2020.
UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. 2020c. Disponível em: <https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/frederico-westphalen/sistemas-de-informacao/>. Acesso em: 12 mai. 2020.
UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Questionário REDE Estudantes. 2020d. Disponível em: <https://www.ufsm.br/reitoria/avaliacao/questionario-rede-estudantes>. Acesso em: 25 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.