FATORES DE INSERÇÃO NOS MERCADOS LOCAIS SOB A ÓTICA DOS FEIRANTES

Autores

  • Eluane Parizotto Seidler Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Palmeira das Missões.
  • Tanice Andreatta Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Palmeira das Missões.
  • Luiz Fernando Fritz Filho Universidade de Passo Fundo - UPF

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v18i2.2454

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Cadeias curtas de abastecimento alimentar, Comercialização, Feira

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os fatores de inserção nos mercados locais, sob a ótica dos feirantes que comercializam na Feira Municipal dos Produtores Rurais de Passo Fundo-RS. A investigação empírica e a coleta de dados foram realizadas por intermédio de aplicação de um roteiro de pesquisa estruturado. Foram entrevistados 47 feirantes, nos meses de maio e setembro de 2018. Em relação à estrutura da feira, ressalta-se aspectos antes apontados como gargalos (questão sanitária e acessibilidade) que foram solucionados com a mudança do espaço, embora haja dificuldades em relação aos estacionamentos. Foi identificado três tipos de feirantes. Predominam feirantes que comercializam produtos “in natura”, seguidos daqueles que comercializam produtos agroindustrializados, em que a produção é, majoritariamente, realizada pelos próprios feirantes, nas respectivas unidades de produção; o terceiro tipo é configurado por feirantes que atuam somente na comercialização, ou seja, são intermediários e uma agricultora que comercializa artesanato. Os resultados corroboram com a literatura sobre a relevância de relações econômicas e, sobretudo, sociais, construídas no âmbito das cadeias agroalimentares curtas como rastreabilidade informal, confiança, qualidade e origem dos alimentos. Entre as motivações para atuarem nesse ramo está a reprodução econômica e social dos feirantes e suas respectivas famílias. Para estudos futuros, sugere-se ter a contrapartida da pesquisa, sob a óptica dos consumidores.

Biografia do Autor

Eluane Parizotto Seidler, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Palmeira das Missões.

Mestra em Agronegócios pela Universidade Federal de Santa Maria (Palmeira das Missões/Brasil). Professora Substituta no Departamento de Administração na Universidade Federal de Santa Maria (Palmeira das Missões/Brasil). E-mail: eluanepseidler@gmail.com.

Tanice Andreatta, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Palmeira das Missões.

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professora no Departamento de Ciências Econômicas e no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios na Universidade Federal de Santa Maria (Palmeira das Missões/Brasil). E-mail: tanice.andreatta@ufsm.br.

Luiz Fernando Fritz Filho, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil). Professor e pesquisador (Titular III) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração na Universidade de Passo Fundo (Passo Fundo/Brasil). E-mail: fritz@upf.br.

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Publicado

2021-05-05

Como Citar

Parizotto Seidler, E., Andreatta, T., & Fritz Filho, L. F. (2021). FATORES DE INSERÇÃO NOS MERCADOS LOCAIS SOB A ÓTICA DOS FEIRANTES. Revista Gestão E Desenvolvimento, 18(2), 154–177. https://doi.org/10.25112/rgd.v18i2.2454

Edição

Seção

Artigos Livres