MAGIA E IMAGINAÇÃO: ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DA MARCA PIXIE AROMAS
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v16i2.1847Resumo
O ser humano usa os cinco sentidos para perceber o mundo, e o branding sensorial vem cada vez mais ganhando espaço no mercado como estratégia de evocar nossas emoções, com muito mais intensidade do que qualquer outro estímulo. O presente estudo tem como objetivo geral descrever os processos de criação e de desenvolvimento de uma marca de aromatizantes para o mercado do Vale do Taquari/RS. O processo de construção de marca é complexo e exige do profissional conhecimento (saber), experiência (saber fazer) e ética (saber ser). Assim, o estudo se justifica na medida em que é relevante para os profissionais da área, para os acadêmicos e também para os empresários, posto que apresenta os passos para criação de uma marca real. As metodologias adotadas foram a qualitativa exploratória, ancorada na Hermenêutica de Profundidade, e a metodologia de Construção de Marcas Mutantes. Como resultados, verificou-se que, para honrar a essência de uma marca cuja missão é despertar emoções por meio do olfato, o que exige ainda mais engajamento e interesse profundo em sentimentos humanos por parte dos profissionais responsáveis, a estratégia de criação e de desenvolvimento de uma marca mutante foi a mais adequada, e esse processo é descrito ao longo do presente artigo.
Palavras-chave: Marca. Brandsense. Estratégias. Aromas. Identidade visual mutante.
ABSTRACT
The human being uses the five senses to perceive the world and sensory branding has been increasingly gaining market space like strategy of evoke our emotions with much more intensity than any other stimulus. The present study has as general objective describe the process of creation and development of a flavourings brand for the Vale do Taquari/RS’s market. The process of brand building is complex and demands of the professional the knowledge (to know), experience (know how) and ethics (how to be). Therefore, the study is justified by the relevance for professionals of the area, the academics and the entrepreneurs too, once it presents the steps for the creation of a real brand. The methodology adopted was the qualitative exploraty, anchored in Deep Hermeneutic and methodology of building Mutant Brands. As a result, it was verified that to honor the essence of a brand whose mission is to arouse emotions through smell, which requires even more engagement and deep interest in human feelings on the part of the professionals responsible, the strategy of creation and development of a changeable brand was the most suitable and this process is described over the present article.
Keywords: Brand. Brandsense. Strategies. Flavors. Mutant visual identity.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.