A EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES AFRICANOS EXPATRIADOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE À LUZ DAS CORRENTES TEÓRICAS DA EXPATRIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v13i1.158Resumo
Há um crescente fluxo migratório de jovens expatriados para o Brasil com fins de formação acadêmica. Esse artigo estudou o caso de estudantes africanos que cursam graduação em instituições de ensino superior brasileiras e realizam estágio em organizações locais, mais especificamente estudantes residindo em Fortaleza-Ce. A revisão da literatura foi à luz das correntes sobre expatriação de executivos propostas por Nunes, Vasconcelos e Jaussaud (2008). Foram realizadas seis entrevistas com estudantes expatriados e constatou-se a partir dos discursos dos entrevistados que a vivência acadêmica destes no exterior tem vários pontos de encontro com as tipologias abordadas teoricamente sobre expatriação. Por outro lado, embora as correntes de estudo sobre executivos podem até abranger em alguns pontos a experiência dos estudantes vindos de países da África para cursar ensino superior aqui no Brasil, há aspectos específicos que devem ser mais amplamente pesquisados e analisados neste grupo. A maioria dos respondentes enfatiza a formação acadêmica como o ponto mais importante dentro da experiência da expatriação, sobressaindo inclusive um caráter “missionário” em relação a essa experiência, uma vez que os jovens têm uma forte intenção de voltar para seus países de origem e aplicar os conhecimentos adquiridos na construção de uma nação melhor. A pesquisa é relevante para a o melhor entendimento da experiência do estudante expatriado e consequentemente para o melhoramento dos programas de cooperação, formação acadêmica e estágio, assim como em que dimensões a sociedade civil pode ser integrada nas decisões de políticas públicas no cenário internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
• Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
• Os autores são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), pois isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.