RELAÇÃO ENTRE OS INDICADORES DE GOVERNANÇA DOS PAÍSES E O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Autores

  • Antonio Aguiar Filho Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Marco Antônio Tomé Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Adilson de Brito Farias Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Celso Machado Machado Junior Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU http://orcid.org/0000-0003-3835-2979
  • Daielly Melina Nassif Mantovani Ribeiro Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v16i1.1511

Resumo

O desenvolvimento humano dos países se trata de um tema em destaque que exige ações governamentais para a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. O problema de dimensionar este desenvolvimento frente às ações de governo determina o objetivo de analisar a existência de correlação entre os indicadores de governança dos países calculados pelo Banco Mundial (WGI) com o índice de desenvolvimento humano calculado pela Organização das nações Unidas (IDH). Para investigar essa hipótese foram efetuadas análises de correlação entre o IDH e as seis dimensões de governança do WGI. Os resultados da pesquisa confirmam a existência de significativa correlação positiva entre o IDH e o WGI, estabelecendo assim o entendimento da complementariedade destes indicadores, e a possibilidade de sua utilização no estabelecimento de ações governamentais.
Palavras-chave: Governança dos países. WGI. Desenvolvimento humano. IDH. Desenvolvimento sustentável.

ABSTRACT
The human development level of the countries is a key issue that requires government actions to improve the quality of life of its citizens. The problem of dimensioning this development in relation to government actions determines the objective of analyzing the existence of a correlation between the indicators of governance of the countries calculated by the World Bank (WGI) and the human development index calculated by the United Nations (IDH). To investigate this hypothesis, correlation analyzes were performed between HDI and the six governance dimensions of WGI. The results of the research confirm the existence of a significant positive correlation between the HDI and the WGI, thus establishing the understanding of the complementarity of these indicators and the possibility of their use in the establishment of governmental actions.
Keywords: Worldwide governance. WGI. Human development. HDI. Sustainable development.

Biografia do Autor

Antonio Aguiar Filho, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Mestrando no curso de Administração em Governança Corporativa. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo(1978). Atualmente é Sócio Administrador da Focus Consultores Associados Ltda. e Sócio da Ipê Amarelo Empreendimentos Imobiliários. Tem experiência na área de Engenharia de Produção.

Marco Antônio Tomé, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Mestrando em Governança Corporativa pela FMU-Faculdades Metropolitanas Unidas (São Paulo, 2016/2017) - Pós-graduado/Especialista (lato sensu) em Auditoria e Controladoria pela Faculdades São Judas (São Paulo, 1987) - Graduado no curso de Tecnologia em Processamento de Dados pela UNESP/FATEC (São Paulo, 1977). Consultor de Governança Corporativa, Auditoria de Sistemas e Tecnologia da Informação pela BDO Brazil - Experiência profissional de 40 anos - Prestação de serviços em projetos que envolvem gerenciamento, estruturação e execução de auditoria de sistemas (NBC-IBRACON-AUDIBRA-COBIT), governança de tecnologia da informação (COBIT-ITIL), governança corporativa (IBGC-CVM-BM&FBOVESPA), controle interno (COSO-BCB-CVM-ANBIMA) e compliance (BCB-FEBRABAN), análise de processos (BSC-CBOK), engenharia e qualidade de software (SWEBOK), gerência de projetos (PMBOK) e segurança da informação (NBR 27000). Coordenador de cursos de graduação: Bacharelado em Sistemas de Informação e Tecnológicos na Área de TI (UNIBAN/ANHANGUERA: 2009/2014) - Coordenador acadêmico de unidades de ensino superior (UNIBAN: 2006/2008) - Coordenador no Departamento de Processamento de Dados (CEETPS/FATEC-SP: 1980/1982). Professor em disciplinas de tecnologia da informação de cursos técnicos do ensino médio (PENTÁGONO: 1978/1980), de graduação do ensino superior (FATEC/SP: 1980/1988 e ANHANGUERA/UNIBAN: 2005/2014) e de pós-graduação (PUC/SP-COGEAE: 2004, RADIAL: 2003, SENAC: 2001, FIPECAFI: 2000, AUDIBRA/FECAP: 1998/2000, INPG: 1988/1990 e UFMT: 1987) - Professor em Bancas de Concursos Públicos para elaboração, aplicação e correção de provas de tecnologia da informação, objetivas e práticas (desde 1983). Palestrante sobre Auditoria de Sistemas, COBIT e Governança de TI em vários seminários e congressos, em especial, CNASI (Congresso Nacional de Auditoria e Segurança da Informação) - Instrutor de Cursos de Governança de TI, Baseada no COBIT (SUCESU-SP/ES: 2004/2005) - Sócio e ex-diretor executivo da ABAS.GTI (Associação Brasileira de Auditoria, Segurança e Governança de Tecnologia da Informação) - Participou como sócio das associações ISACA, AUDIBRA/IIA, OIO e ABN

Adilson de Brito Farias, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Mestrando em Governança Corporativa pela FMU-Faculdades Metropolitanas Unidas (São Paulo, 2016/2017). Engenheiro Civil com Pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gerenciamento de Projetos, certificações internacionais de Project Management Professional - PMP, ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e Mestrando em Governança Corporativa. Com mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais da indústria da Construção e Montagem, atuando como: Gerente de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional), Engenheiro de Riscos, Engenheiro da Qualidade e Auditor de Certificação de Sistemas de Gestão por Organismos Certificadores acreditados pelo Inmetro. Com expertise em gerenciamento de projetos em regime EPC, com gestão de equipes multidisciplinares de engenheiros, médicos, técnicos, analistas e inspetores em projetos com múltiplos sites simultâneos, em clientes como Petrobras, Vale e Metro RJ/SP. Autor dos livros A ESCOLHA, O GUARDIÃO DA TERRA e GESTÃO INTEGRADA NAS CONSTRUÇÕES - DESAFIO OU UTOPIA?. Co-autor do capítulo Condomínio Cidade Tatuapé no livro OS MAIS RELEVANTES PROJETOS DE CONCLUSÃO DOS CURSOS MBAs 2011. 

Celso Machado Machado Junior, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Doutor (2012) em Administração pela Universidade Nove de Julho ? UNINOVE, Mestre (2005) em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos, graduado em Engenharia Mecânica (1988) pela Universidade de Mogi das Cruzes. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - PPGA/FMU. Editor da Revista Metropolitana de Sustentabilidade RMS e revisor dos seguintes periódicos: International Journal of Biodiversity and Conservation, Revista de Administração Contemporânea RAC, Revista Gestão e Regionalidade G&R, Revista Hermes, Revista Ciências Sociais em Perspectiva RCSP e Journal of Engineering and Technology Innovation - INOVAE. Trabalhou na gestão acadêmica, como: coordenador do curso semipresencial de pós-graduação em Gestão Ambiental ? Ecogestão na Universidade Paulista, responsável pela implantação (2008 a 2010). Atua como docente no curso de graduação em Administração na Universidade de São Caetano do Sul e no curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista. Têm experiência na área de Gestão de Organizações, com ênfase em Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Sistemas da Qualidade e Gestão do Conhecimento. Atuou em organização industrial do setor privado (1983 - 2009) em diversos setores de gestão.

Daielly Melina Nassif Mantovani Ribeiro, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Professora do Mestrado em Administração do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Downloads

Publicado

2019-02-13

Como Citar

Aguiar Filho, A., Tomé, M. A., Farias, A. de B., Machado Junior, C. M., & Ribeiro, D. M. N. M. (2019). RELAÇÃO ENTRE OS INDICADORES DE GOVERNANÇA DOS PAÍSES E O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. Revista Gestão E Desenvolvimento, 16(1), 53–70. https://doi.org/10.25112/rgd.v16i1.1511