AS VERTENTES DO CONSUMO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CONSUMIDORES COM FORMAÇÃO AMBIENTAL E CONSUMIDORES EM GERAL

Paulo Henrique Burguesi Pacheco, Hermes Moretti Ribeiro da Silva, Eduardo Eugênio Spers, Kavita Miadaira Hamza

Resumo


A prática do consumo sustentável vem sendo discutida por instituições, governos e especialistas, que defendem que a mudança na forma de consumir pode ajudar a minimizar alguns dos problemas da degradação ambiental. Alguns estudos apontam que cada vez mais consumidores buscam consumir de forma sustentável, porém ainda faltam estudos que comparem grupos com características distintas, a fim de verificar se tais diferenças influenciam seus comportamentos. Neste sentido, esta pesquisa foi feita a partir da Escala de Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011) e aplicada com dois grupos de consumidores, sendo o primeiro formado por 172 pessoas com algum conhecimento em causas ambientais e o segundo formado por 210 pessoas sem comprovação de conhecimento na área. Os resultados apontaram que existe uma tendência ao consumo sustentável entre ambos os grupos de consumidores, porém o nível de engajamento entre as pessoas inseridas em áreas ambientais se mostrou bem maior que as pessoas sem este viés ambiental.
Palavras-chave: Consumo sustentável. Comportamento do consumidor. Sustentabilidade.

ABSTRACT
The practice of sustainable consumption has been discussed by instituitions, governmentes and experts, who defend that change in this form of consumption can help minimize some of the problems of evironmental degradation problems. Some studies indicate that more and more consumers seek to consume in a sustainable way, but there are still studies that compare groups with different characteristics in order to verify if such differences influence their behaviors. In this sense, this research was based on the scale of sustainable consumption proposed by Ribeiro and Veiga (2011) and applied with two groups of consumers, the first one being composed of 172 people with some knowledge of environmental causes and the second group of 210 people without proof of knowledge in the area. The results indicated that there is a trend towards sustainable consumption between both groups of consumers, but the level of engagement among people inserted in environmental areas has shown to be much higher than people without this environmental bias.
Keywords: Sustainable consumption. Consumer behavior. Sustainability.


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DOI: https://doi.org/10.25112/rgd.v16i1.1296

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