ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA A LUCRATIVIDADE E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • André Sarmento Spalenza UFES- Universidade Federal do Espirito Santo
  • Mariana Amorim Amaral IFES - Instituto Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.25112/rgd.v15i1.1168

Resumo

Este estudo de caso tem como objetivo analisar como as estratégias organizacionais se relacionam com o lucro e a sustentabilidade. Por sustentabilidade, entende-se que é o tratamento igualitário do crescimento econômico, preservação ambiental e desenvolvimento social. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, através de análise de caso único. Os dados foram coletados através do método de triangulação de dados, que neste caso foi composto por: pesquisa documental, entrevistas e observação. A pesquisa documental consiste na averiguação de documentos, tais como o site, licenças, relatórios anuais, dentre outros. A entrevista foi em profundidade e semiestruturada, sendo os entrevistados membros da organização que ocupam cargos de decisão. A observação foi assistemática não participante. O principal resultado encontrado foi: a relação não positiva entre lucratividade e sustentabilidade, mas sim a relação entre lucratividade e responsabilidade social corporativa. O trabalho teve como limitação o fato de estudar apenas uma organização, não sendo possível a análise de outras de setores diferentes do de sustentabilidade.
Palavras-chave: Organizações. Gestão. Estratégia. Lucratividade. Sustentabilidade.

ABSTRACT
This case study aims to examine how the organizational strategies are articulated with the lucrativity and sustainability. For sustainability it is understood that is the equal treatment of economic growth, environmental preservation and social development. The study was performed by a qualitative approach. The data were collected through data triangulation method, which in this case was composed of: desk research, interviews and observation. The documentary research is the investigation of documents, such as site licenses, annual reports, among others. The interview was in-depth and semi-structured, and the interviewed were members of the organization who occupied decision-making positions. The observation was unsystematic and non-participant. The main results were not positive relationship between profitability and sustainability, but the relationship between profitability and corporate social responsibility. This research have as limitation the fact of the study only researchs one organization, beeing not possible to analyze other different sectors instead of the sustainability one.
Keywords: Organizations. Business. Strategy. Lucrativity. Sustainability.

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Publicado

2018-01-01

Como Citar

Spalenza, A. S., & Amaral, M. A. (2018). ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA A LUCRATIVIDADE E SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO. Revista Gestão E Desenvolvimento, 15(1), 145–166. https://doi.org/10.25112/rgd.v15i1.1168