GESTÃO DA INOVAÇÃO: UM ESTUDO COM UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA
DOI:
https://doi.org/10.25112/rgd.v14i1.1117Resumo
RESUMO
Esta pesquisa teve o intuito de contribuir com a temática inovação, trazendo dados sobre um modelo de gestão eficiente e buscando detalhar como ocorre o processo de geração de inovação de uma distribuidora de energia. Para isso foi utilizado a análise dos mecanismos de conversão do conhecimento conforme Nonaka e Takeuchi (2008) que defendem que essa conversão ocorre por meio de mecanismos e, através deles, o conhecimento do indivíduo torna-se articulado e amplificado, onde tais mecanismos são: socialização, externalização, combinação e internalização. E para o modelo de gestão teve como base o proposto por Bessant e Tidd (2009) que organiza o processo de gerar, selecionar e implementar ideias apresentando nas seguintes etapas: gerar possibilidades de inovação; selecionar, estrategicamente, a partir das opções; e implementar e fazer a inovação acontecer. A unidade de análise foi a empresa ENEL, a abordagem aplicada na presente pesquisa é de natureza qualitativa e quanto aos objetivos ou fins é considerada como analítica. A coleta dos dados foi feita a partir de dados secundários da empresa e 3 entrevistas semiestruturadas. Já a apreciação dos mesmos foi realizada a partir da técnica da análise de conteúdo. Concluiu-se que a promoção da espiral de conhecimento no nível organizacional é feita em todas as etapas pela ENEL e que o modelo de gestão baseado em Bessant e Tidd (2009) é encontrado na empresa.
Palavras-chave: Inovação. Conhecimento. ENEL.
ABSTRACT
This research aims to contribute to the theme of innovation, bringing data about a successful management model and seeking detail how is the innovation process of generating a power distributor. For this we used the analysis of knowledge conversion mechanisms as Nonaka and Takeuchi (2008) argue that this conversion takes place through mechanisms and, through them, the individual's knowledge becomes articulated and amplified where such mechanisms are: socialization, externalization, combination and internalization. And for the management model was based on the one proposed by Bessant and Tidd (2009) which organizes the process of generating, selecting and implementing ideas presenting the following steps: generating opportunities for innovation; select strategically from the options; and implement and make innovation happen. The unit of analysis is the ENEL company, applied in this research approach is qualitative in nature and on the objectives or purposes is considered to be analytical. Data collection was made from secondary company data and semi-structured interviews. Already the appreciation of the same was carried out from the technical content analysis. It was concluded that the promotion of knowledge spiral at the organizational level is made at all stages by ENEL and the management model based on Bessant and Tidd (2009) is fully found in the company.
Keywords: Innovation. Knowledge. ENEL.
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